A dona de casa perfeita, que também sou eu

Ora como viram lá pra baixo, a minha Mãezinha ofereceu-me um livro que se chama “A Dona de Casa Perfeita”.
Eu quando vi o livro bufei, revirei os olhos, e ri-me.
Como já conheço o que a casa gasta decidi que primeiro ia ler e depois ia falar com ela sobre o mesmo e nos entretantos dei um salto ao blog da Mónica Duarte, blog que tem o mesmo nome do livro. Encontram o dito cujo em www.organizaracasa.com
E eis então a resenha do livro do qual, confesso, até gostei bastante.

O mau:

– Limpa tudo com vinagre e água. O vinagre é a nova (muito antiga até) banha da cobra, serve pra tudo.
– Congela tudo o que é humanamente possível.
– Põe tudo em caixas com etiquetas com data, nome e tudo. Mas é sempre caixas e cestos, deve ter uma renda na loja dos chineses e no IKEA.
– É a pessoa mais possuída com organização que já li. Deve ser Virgem com ascendente em Virgem. Tem listas pra tudo e nem sei bem como é que se organiza com tanta lista. São muitos anos a virar frangos.
– É forreta até à quinta casa dos infernos e aproveita qualquer coisa, sendo que a que mais me chocou foi a de ter usado uma tablete de esferovite que vinha com a carne como base para um centro de mesa num jantar com amigos.
– A comida é sempre mais do mesmo. É das que prefere poupar a fazer receitas XPTO e come sempre na mesma base de sopas, atum com massa (quem é que tem como comida favorita atum com lacinhos?!), fiambre e frango desfiado, um bacalhau aqui, um polvo ali se estiverem em promoção.
– Um dos programas favoritos da moça é o “Extreme Couping”, I wonder why?!
– A mania das limpezas deve-lhe consumir horas e horas por dia. Ela diz que é só meia hora, mas depois vai-se a ver e tem tarefas semanais e mensais. Eu dava em doida. Abençoada seja a minha mulher-a-dias que ao sábado me deixa a casa num brinco.

O bom:

– Tem um cão, o Simão. Gosta muito dele e eu gosto de pessoas que gostam de animais.
– As dicas que dá pra ter a casa limpa e cheirosa com pouco dinheiro. As minhas favoritas foram claramente:
         1) Limpar os pêlos dos animais dos sofás e tecidos: usar uma luva de borracha e esfregar.
Sai tudo! Já não gasto mais dinheiro em rolinhos autocolantes! É espectacular e recomendo vivamente.
         2) Usar meio limão pra afastar os cheiros da máquina de lavar loiça.
         3) (espantem-se!) Usar vinagre pra limpar o calcário da resistência da chaleira e pra desengordurar pequenas coisas (como o abre-latas) onde a gordura se enquistou.
          4) Dicas de como tirar nódoas. Nunca me passaria pela cabeça usar o gás do isqueiro pra tirar nódoas de gordura, mas não é que funciona?
– É impressionante a ginástica e a disciplina que ela faz para conseguir orientar-se com uma média de 100 euros por mês pra duas pessoas. Gabo-lhe a paciência ao coleccionar cupões e usá-los sempre em benefício acertado e a poupar aqui e ali e conseguir comprar bons produtos por metade do preço. Desde que vim pra Holanda aprendi a fazer isso com os Holandeses e posso-vos dizer que já poupei bastante guito. Nice!
– Viaja com o dinheiro que vai arrebatando e isso parece-me muito bem.
– O livro em si está muito simples, bem organizado, lê-se e consulta-se muito bem e lê-se todo numas horas e fica-se com uma ideia geral de que pontos é que podemos aproveitar para o nosso dia-a-dia para ganharmos tempo e dinheiro.

Este ano conheci uma miúda que se auto-intitulou “a pessoa mais forreta que conhece”. Uma miúda de famílias “supé-bem”, das tradicionais, e que é, efectivamente, a gaja mais forreta que já algum dia conheci. Pra vos dar um exemplo, ela não janta fora nunca porque acha que é um desperdício de dinheiro. Diz que com esse dinheiro pode ir dar a volta ao mundo e o certo é que ela farta-se de viajar e conhecer. Mas a cena mais impressionante que a ouvi dizer foi como fez um inter-rail durante um mês pela Europa e gastou 250 euros no total. Fazia sopas instantâneas em garrafas de água cortadas ao meio.
Meu, a sério, é too much pra mim. Eu se vou visitar um País quero experimentar a comida toda que têm pra oferecer e visitar os museus que me apetece. Prefiro comida de rua a restaurantes da moda, mas comer BEM é essencial. Até posso dormir numa pensão, que pro tempo que lá passo é mais que o suficiente, mas não vou dormir numa estação de comboios pra poupar 10 euros, era o que mais faltava. Nem aos 18 faria isso, quanto mais aos vintes ou aos 30.
Há pessoal que exagera, mas se são felizes com a sua opção, tal como lhe disse a ela: amiga, sê feliz, mas lembra-me que o convite pra jantar tem que ser na minha casa e não na tua, senão saio de lá com uma intoxicação alimentar.
Eu GOSTO de comer, eu GOSTO de cozinhar, não pretendo fazer menús da semana nem pensar no que vou comer 7 dias antes e se praticasse as receitas da Mónica Duarte acho que morria à mingua que aqui a JE é pessoa de sustento.
O certo é que chego a gastar 300 euros por mês no supermercado (só pra mim) e que aprendi a como fazer pra gastar menos, tanto com a miúda “a pessoa mais forreta que conhece” como agora com o livro.
Sobra mais pras “patelas” dos cães 🙂 e acima de tudo, pras minhas viagens.
Também gosto de usar pequenos truques que me tornem a vida mais fácil e como tal vou lendo e revendo o que a Mónica faz e aplicar o que me der mais jeito.
Tenho-lhe a agradecer porque foi efectivamente uma boa ajuda.

Em suma, recomendo sim senhora o livro e foi uma boa oferta da Mãezinha que afinal não foi tonta de todo e ofereceu-me algo útil. Ela é que não lê blogs (graças a Deus!) senão tinha-me dado o link e poupado 15 euros! Vês minha Mãe como aprendi?

18 comments:

  1. Conheces a Anabela das Malhadas?
    É que apetece-me dizer: andorinha, você é um ponto!

    Até à quinta casa DOS INFERNOS é uma expressão muito boa, e conhecia, mas sem o pormenor dos infernos. 🙂
    Eu faço menu semanal, ou fazia.. ando um bocado má nisso, e tira-me quilos de stress e preocupação de cima.

    Se ainda não ouviste a Anabela ouve, é um fartote.

    (Não sei colocar links nos comentários, teve que ser assim)

  2. Já fui a esse blog e saia de lá sempre com uma dor de cabeça. Aquilo é organização a mais para mim, chiça. Eu é mais na base do improviso, mas a casa não está porcalhona nem muito desarrumada, e até sou poupada.

  3. Oh minha croma! Conheço a Anabela das Malhadas sim, mas (não me batas!) não lhe acho piadinha nenhuma. Talvez pq a gaja tem pronúncia do norte e o pessoal perseguiu-me com essa conversa na rádio durante meses e enjoei. e bolas, que a gaja é burra que nem uma porta.
    Mas EU PERCEBI o que querias dizer!! E voltando ao início: oh minha croma, tu fazes menu semanal? Haja paciência margarida! Eu sei lá o que quero comer daqui a 3 dias! Eu vou ao supermercado com uma lista de 15 em 15 dias e trago de lá o que puder. O que me faltar, vou à loja aqui ao lado comprar. Claro que eu não tenho que desenterrar o carro hora e meia por dia ;)No dia que o conseguir fazer eu apito, mas até lá, jeeeezzz, nem pensar! ;)))
    Beijos!!

  4. Ora somos duas! E eu tenho três cães! Mas ela tem dicas porreiras. Olha a da luvinha de borracha pra te ajudar a arrancar os pêlos da gata lá de casa, não é um mimo?
    Mas aquilo é pra se ver em doses pequenas. A miúda é obcecada com a casa, cruzes.

  5. Eu tambem vejo essa do vinagre em todo o lado. Li algures que um spray de agua e vinagre impedia o gelo de acumular nos vidros do carro. Fail! Essa da borracha pro pelo dos caes ja sabia. Eu uso uma escova de borracha pros sofas e uma vassoura de borracha pros tapetes. O aspirador so nao da conta do recado contra o pelo de uma golden retriever.

  6. Concordo contigo Andorinha,
    Apesar de a achar um pouco maníaca das arrumações, ela tem algumas sugestões úteis.
    Desato-me é a rir quando ela se põe a arrumar a casa dos outros (do irmão, etc…). Até parece que a estou a ver a entrar em transe no meio da desarrumação alheia…

  7. Meninas, parece que há uma escova que trata dos pelos dos cães e gatos e que é uma maravilha. Uma amiga minha que tem 3 gatos quando os escovou a primeira vez com essa escova fez montinhos do tamanho dos gatos e diz que deixou de ter pelo em casa por um bom tempo. Um amigo que tem um labrador também é fã. é uma escova. acho que é esta http://www.tiendanimal.pt/escova-eliminadora-pelo-morto-furmaster-para-caes-p-5856.html (o aspecto é, a marca não faço ideia).

    E obrigada pela dica das luvas de borracha… muito rolo autocolante gasto eu sempre que estou perto da minha cadela (ou quando tenho gatos em casa)

  8. Eu não tenho nada a mania das limpezas e arrumações… excepto de vez em quando. Às vezes dá-me uma coisinha má e levo tudo à frente. Não sou é nada boa para reciclar e arranjar as coisas velhas. Tenho alguma pena porque tenho imensos móveis antigos que ficavam bem giros arranjadinhos…

  9. No meio de muita – mas mesmo muitaaaaaaaaaaaa – informação, lá se vão encontrando umas dicas úteis.
    Mas é far too much for me. Simplesmente não consigo imaginar-me a viver assim. Só de ler uns posts a cada 23 meses, sobem-se-me uns calores.
    Deus m'a mim livre de viver com uma obsessão dessas!
    Juro que olho para aquilo e fico com um ódio de morte a tanta lista, tanta etiqueta, tanta caixa, tanta arrumação.
    Not my cup of tea.
    Gostava mesmo de saber como funciona a divisão de tarefas naquela casa. E adorava ver o meu moço a viver com alguém assim! xD Mas isso é a minha parte má! xD

    P.S. – Gosto muito da partilha de pequenas dicas que nos ajudam no dia a dia – essa da luva de borracha vai salvar-me de aspirar o sofá every single day – mas a sério que acho que a Mónica é um bocadinho pró doente. Não o digo por mal – mas não consigo evitar pensar isso sempre que leio mais de 3 posts seguidos :/

    P.S. 2 – Sou virgem. E gosto de ter a casa arrumadinha.

  10. Patrícia, isso até eu. Ainda este sábado limpei a casa e ficou tudo direito e às vezes tb arrumo gavetas ou armários, mas não tenho tarefas todos os dias da semana, dava-me uma coisinha má.
    Se é pra reciclar com caixas de cereais como ela, tb eu reciclo.
    Tomara eu ter as mãozinhas duma amiga minha que estofa e recupera móveis inteiros! Foi a que me fez a trela tripla dos cães. Há gente com mãozinhas de ouro! Ela agora está nos States, fica caro levar os móveis até ela, senão recomendava-ta 😉

  11. Olá! Ganda nic name!
    O livro tem a informação organizada e esquematizada. Eu qdo andei a ler o blog tb achei o mesmo que tu, que no meio de muuuuuita informação se encontrava algumas coisas fixes. Aliás, foram as 3 ou 4 que mencionei lá em cima.
    Não lhe fiquei com pó 😀 mas entendo a tua irritação. Aquilo é obsessivo-compulsivo. As horas que ela não deve dispender a arrumar e etiquetar cenas. Eu acho que é muito tempo livre e muita forretice tudo junto. Repara que ela nunca diz que vai ao cinema, ou ao teatro, ou a um concerto. Não fala de filmes ou de livros que lê. A falta de gosto pra sapatos é escabrosa. Logo, alguma coisa ela tem que fazer com o tempo!! 😀
    O que também responde à tua pergunta: como é que funciona a divisão de tarefas? É simples! Ela faz, ele trabalha 🙂 à moda antiga.

    Eu sou escorpião e também gosto muito da minha casa arrumada, mas o que eu adooooro ficar no sofá a tricotar enquanto papo séries como se não houvesse amanhã!

Deixar uma resposta