Antes de começar, este rapaz fez um trabalho fabuloso a esclarecer Leis Holandesas e a explicar como é que funcionam os Impostos, a Saúde, as Escolas, Condução e Automóveis, novas Leis, novas regras: http://portuguesesnaholanda.blogs.sapo.pt/ 

Antes de continuarem a ler o meu post, vejam o blog dele. Depois voltem e leiam o resto.

O meu blog é sobre a minha vida, é o meu diário de bordo onde escrevo tudo o que me passa pela cabeça. Em Abril de 2008 vim parar à Holanda por um acaso do destino, vim com e pela minha empresa e vou ficando.

Não sou nenhuma expert em dizer-vos como arranjar trabalho na Holanda caso queiram emigrar, mas deixo-vos algumas dicas e alguns links.

Para início de conversa a área de onde vêm e aquilo em que querem trabalhar (seja ela a mesma área ou outra) influencia muito a vossa capacidade de conseguirem um emprego em terras Holandesas.

Às vezes é preciso muita perseverança, mas acima de tudo é preciso muita força de vontade para fazer as coisas resultarem. Um pouco de sorte também ajuda muito boas almas.

Emigrar não é fácil, entendam que vão deixar os vossos amigos pra trás, não falemos da família, e até o cão e o gato que tinham.

Em suma, há que ter vontade de agarrar uma vida que vai girar 180 graus e que há-de haver momentos em que apetece mandar tudo pro maneta e outros momentos em que compreendem que foi o melhor que já vos aconteceu.

A Holanda tem para vos oferecer uma qualidade de vida fabulosa, trabalho das 9 às 17, salários compensadores, um custo de vida elevado, um clima horroroso em que faz frio e chove dia sim dia também e em que todos os rasgos de sol contam. A comida não presta em geral, mentalizem-se que aqui se começa muitas vezes a trabalhar às 8 e acaba às 4 ou 5 e a vossa hora de almoço dura meia hora no máximo e a comida da cantina se limita a sandes de queijo, sopas instantâneas, um copo de leite e pouco mais.

O idioma é intragável, não é nada fácil de aprender, é uma língua dura, àspera, pouco compensadora já que se fala em apenas dois países havendo variações nas antigas colónias, mas mesmo assim, é um investimento que vos compensa caso pretendam 1) integrar-se, 2) serem mais bem tratados no emprego 3) terem mais oportunidades de emprego.

Apesar de tudo isto, vale a pena.

Se são da área de Letras, esqueçam. A não ser que venham trabalhar em traduções ou que venham fazer um doutoramento já negociado, não vale a pena. Há países melhores que a Holanda para a vossa área.

Se são da área de IT, profissionais com mais de 5 anos de experiência têm toda a vantagem em vir pra Holanda onde podem crescer profissionalmente e ganhar uns cobres. Se são de IT e têm os ditos anos de experiência, menos de 50K por ano estão a ser roubados.

Se vêm das áreas de ciências, informem-se muito bem sobre os Doutoramentos e consigam-nos antes de virem pra cá, se possível.

Se forem de outras áreas dedicadas ao Teatro, ao Cinema, às artes em geral, aprendam Holandês em Portugal e depois venham. Esperam-vos 3 empregos em part-time até finalmente conseguirem alguma coisa que vos agrade. Vão continuar a contar tostões já que singrar nesta área é complicado em qualquer País e a Holanda não é excepção. Os call centers esperam por vocês.

Se são advogados ou juízes, procurem concorrer aos organismos Europeus como o Eurojustice ou a uma empresa do estilo Delloite, Accenture, etecetera. Sem essa bolsa/emprego na mão, sem concorrem antes e serem aceites, deixem-se estar.

Se eram os melhores alunos do vosso curso de engenharia (na sua maioria), se falam francês, inglês E alemão, concorram para o Instituto Europeu das Patentes conhecido por EPO : European Patent Office. É difícil entrar e é difícil de lá sair já que as oportunidades são escassas. Mas ganha-se bem e é uma gaiola dourada interessante. Se for o caso, tenham bem presente que muito possivelmente vos esperam 20 ou 30 anos de Den Haag na Holanda ou na melhor as hipóteses podem mudar para Munique na Alemanha.

Posto isto deixo-vos alguns links que podem ser interessantes:

http://www.justlanded.com/

http://istonaoeodajoana.blogspot.com/2008/09/comear-em-amsterdo-holanda.html

http://vidaemamesterdao.blogspot.com/2007/12/estranhamente.html

http://myn-netherlanding.blogspot.com/ 

Não venham sem antes consultar: http://www.trabalharnoestrangeiroinforme-seantesdepartir.pt/

São dos links onde vos explicam os trâmites necessários para trabalharem na Holanda e vos dão dicas concretas sobre impostos, nível de vida, custo das casas, cursos de Holandês, seguros de saúde, enfim, dicas para saberem por onde começar uma vez cá estando

Se procuram emprego na Holanda, o melhor site é o Monsterboard: http://www.monsterboard.nl/

Se querem vir como freelancers, coloquem os vossos CVs num site de consultores e tentem a vossa sorte:

www.jobserve.com

www.idpp.com

www.cwjobs.co.uk

Há voos com a TAP e a Transavia por preços muito razoáveis

Espero ter-vos ajudado a todos e que sejam bafejados pela sorte. Eu sei que as coisas não estão fáceis em Portugal, mas lembrem-se que há uma Europa e EUA em crise. Atinge e bate a todos.

Por último, se em alguma entrevista vos disserem que não porque não falam Holandês, expliquem ao vosso empregador que estão dispostos a aprender. Se há coisa que há na Holanda é oportunidades e cada um constrói a sua. Aqui uma secretária não o é uma vida inteira, as probabilidades de construirem uma carreira são bem superiores às que temos em Portugal.

Lembrem-se que quem não arrisca não petisca, mas lembrem-se também que não vai ser um mar de rosas todos os dias.

Encham-se de coragem, meia bola e força, e siga a marinha!

PS: Todos os que cá vivem e que queiram deixar dicas para futuros marinheiros, a caixa de comentários é toda vossa.

O post original está aqui: http://andorinhaquevoa.blogspot.com/2012/01/trabalhar-na-holanda-trabalhar-em.html