An Education – 2009


Finalmente um filme digno de se ver nos Oscars!!
Um filme sobre a “educação das mulheres” nos anos 60, com a chamada nova Audrey Hepburn, embora eu ache que isso seja apelar bastante à imaginação… a Carey Mulligan mostra ser boa actriz, o que, aliado a uma carinha e guarda-roupa dos anos 60 nos faz recordar a elegância de Audrey, mas nada de comparações.
Não haverá nunca outra Audrey Hepburn.
O argumento é muito bom, as interpretações são excelentes, o leque de actores é interessante. Tudo o que, a meu ver, se bem conjugado, pode resultar num BOM filme.
Não sou crítica de cinema nem aspiro a tal (coitadinha de mim se tal fosse verdade), mas gostei bastante deste filme e tinha muitas saudades de ver algo…diferente.
Deixo-vos a crítica de quem sabe, o cartaz e o trailer.

“O velho dilema sobre o verdadeiro banco de apredizado ser o de uma escola ou o da própria vida embala o delicioso e inspirado An Education. Mesmo com um grupo de atores talentoso e que trabalha bem, seja em conjunto ou individualmente, este filme da dinamarquesa Lone Scherfig tem uma grande estrela: Carey Mulligan. Não é difícil perceber porque a atriz vem ganhando prêmios como a melhor intérprete de 2009 – e nem complicado perceber porque ela é um dos nomes mais fortes na disputa pelo Globo de Ouro e pelo Oscar. Carey Mulligan é o nome do filme. A atriz incorpora toda a leveza, vontade de viver e complexidade de uma adolescente londrina no início dos anos 1960. E nos ensina que a vida pode ser terrível ou maravilhosa – a escolha sobre isto depende apenas da nossa vontade de dar certo.(…)”

A vontade de dar certo… vale a pena.

Leave a Reply