Músicas que me deixam triste

Este fim de semana, sem querer, a Tuxa lembrou-me duma música que me deixa triste por estar associada às viagens anuais da escola primária. Aí a uma hora de chegar a casa, começava a lenga-lenga:

Foi no trólaró de Viana que eu achei, achei uma menina que no trólaró deixei. Aguenta minha gente que uma hora não é nada. Quem não cantar agora, cantará de madrugada. Óhhh Joana (nome de cada um), óhhh Joana, vais cantar agora, vais cantar sozinha.

Isto porque depois a criança ia escolher obviamente um amigo pra cantar e eu tinha medo de não ser escolhida logo no início, até porque canto mal que me farto e dos 8 aos 13 anos fui a buchinha da turma.
Acho que escrever isto aqui agora foi uma espécie de exorcismo. Mas continuo a não gostar de ser second ou 23° choice, e de buchinha já não tenho nada. Se calhar continuo a ter necessidade de aceitação. Vi este verão 2 ou 3 miúdos que tinham uma necessidade de aceitação imensa e na comparação pensei: eu era absolutamente banal, isto sim é crítico!
Também continuo a achar que uma música que tem a palavra “sozinha” pra crianças é dura. E continuo a não gostar da música por isso.
Incrível como coisas de criança nos marcam.
Desde então tenho a promessa subconsciente de que nunca estou sozinha nem deixo que se sintam sozinhos.

Estou por perto. Longe, mas perto.
E gosto de saber que tenho os meus perto.
Longe, mas perto.
Tenho uma amiga que está muito triste e a quem quero lembrar até à exaustão, que solidão é palavra abolida desde o nosso tempo em Espanha.
Nunca vais estar sozinha como a menina do Trolaró porque eu não vou deixar.
Gosto muito de ti, vou estar sempre ao teu lado a desafinar como só eu sei.
Um beijo enorme!

2 comments:

  1. todos temos necessidade de aceitação.
    é o mal deste século.
    demasiada gente.
    demasiada pressão.
    demasiada impessoalidade.
    não há tempo para prestar atenção a nada nem a ninguém.
    e afinal os, como tu, que têm família (mesmo que longe) não estão assim tão sós …
    não são assim tão pouco aceites!!!

    (há que pôr os pontos nos iiiis, minha querida!)

Leave a Reply