Há um filme que os americanos idolatram que se chama “It’s a Wonderful Life“. Vi-o há um ano e pico atrás e entendi porque marcou tanta gente. Nesse filme o personagem principal é obrigado a fazer um exercício muito duro: como seria o mundo se ele nunca tivesse existido?
Confesso que a minha arrogância nunca me permitiu ver as coisas desse prisma. E quando tentei fazer eu mesma o exercício fiquei doida ao fim de cinco minutos e desisti. Fiquei triste e de repente foi como se todos à minha volta ficassem mais tristes. Eu quero muito fazer parte da vida de todos aqueles que me rodeiam e a quem consigo chegar.
Se todas as pessoas que se suicidaram tivessem feito esse trabalhinho de casa, muito possivelmente nunca teriam atirado a vida pelo cano.
Todos nós somos importantes na vida de alguém. Mesmo não sabendo, marcamos alguém. Facilmente o turista a quem demos uma dica vai ter um dia mais bonito e vai-se lembrar de nós. Não do nome, não da cara, mas do gesto.
O meu colega de trabalho que sorriu naquele dia de um modo que me aqueceu a alma vai ficar pra sempre na minha lembrança, mesmo já não estando entre nós.
O amigo a quem demos a mão. O primo com quem partilhamos um segredo. Aquela conversa tão inocente em que nos abrimos e mostramos as nossas fraquezas e na partilha … marcamos alguém. O ex-namorado que nos tratou mal e a quem com certeza, marcamos, e não necessariamente pela negativa, embora naquele momento tudo parece-se negro. O Pai. A Mãe. O Irmão. A Irmã. Uma Petzi. Eles deixam a marca deles em nós, mudaram-nos como pessoas e ajudaram-nos a ajudar outros, às vezes sem sabermos como, mas lá estivemos. Todos somos importantes.
Com todas as dificuldades, todos os momentos menos bons, eu não consigo imaginar-me a acordar como uma pessoa diferente num mundo diferente.
Imagino que aqueles que acordam todos os dias sem trabalho, sem comida, sem roupa, com uma pilha de problemas que não sabem nem por onde começar a resolver, que pensem que acordar “noutros sapatos” seria bem melhor. Mas quem lhes disse a eles que alguém com emprego, com comida e um armário cheio de roupa é obviamente mais feliz ou mais amado? Quem lhes disse que a solidão não ataca as pessoas só porque as necessidades primárias estão preenchidas?
Se a vida pode ser mais fácil? Claro que pode. Se eu tenho muita sorte por ter os meus Pais e os Pais que tenho? Claro que tenho. E a minha vida é mais fácil porque ambos estão vivos e junto de mim? Óbvio que sim. Se não têm estas bênçãos, certamente terão outras. É preciso ver com olhos bem abertos a sorte que temos em vez de contabilizarmos o mal que nos acontece. É preciso acreditar que a galinha da vizinha não é mais gorda que a minha, e que se acordássemos no lugar da Kate Middleton muito provavelmente seriamos profundamente infelizes. Eu sei que seria.


Gostei. Também tenho a certeza que se acordasse no lugar da Kate estaria com o mesmo pensamento 🙂
O James Stewart era qualquer coisa, talvez o meu actor favorito de sempre, acabei por ver o Wonderful life já muitos anos depois de tanto ouvir falar nele e saber que passava quase sempre no Natal na tv.
life is so simple!! demasiadamente simples e bela
Tenho um marcador no meu livro que diz: Life is simple and easy. Juro! beijos!
Um dos meus medos nos momentos "dark" é um dia chegar a um ponto em que a resposta a essa pergunta seja diferente e que a percepção que tenho actualmente da vida não seja a mais correcta.
Já viste o filme Wonderful life? Tens de ver. Vais ver q o teu medo vai embora.
Do melhor que li até hoje aqui! Muito bom! 🙂
Obrigada 🙂
Sim, mas nem sempre é fácil lembrarmo-nos disso. Tem dias em que parecemos totalmente invisiveis e insignificantes e nem sempre é fácil dar a volta por cima, felizmente é que "Não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe". :))
Waterfall, ninguém é invisível e mto menos insignificante. Nós podemos achar que não estamos ao nível das expectativas, nossas ou dos outros, mas isso não quer dizer q nao estejamos cá a fazer alguma coisa. Podes ter a sementeira e não saiu trigo. Isso não quer dizer que sejas um inútil, pode ser que queira dizer apenas que tens de escolher outro terreno ou dar pousio a esse, capicce? beijinhos!
Capicce. Mas muitos de nós temos dias em que nos sentimos assim. Não significa na verdade que sejamos aquilo que sentimos, são apenas momentos.:) Beijos