Oscilações

Sabem aquela coisa muito Portuguesa de que a hora do almoço é a hora de mais calor? Na Holanda ultimamente não funciona bem assim….De manhã está um frio que não se pode, aí uns 14 a 16 graus. À hora do almoço ficam uns excelsos 17, e aí por volta das cinco da tarde a temperatura começa a subir e chega aos 19 ou 20 (é a loucura!).
O que me escapa aqui é que a subida de temperatura deveria estar associada ao pico do sol, certo? O sol sobe, os graus célsios também. O sol desce, desce a temperatura. Mas aqui chega a estar mais quente a partir das 4 da tarde!!

Estou oficialmente muito loira.

8 comments:

  1. Eu acho que aqui o que acontece é uma espécie de efeito de estufa. Há medida que vai chegando sol, devido à maior humidade do ar, e provavelmente tambem maior concentraçao de gases de estufa, vai havendo um aquecimento progressivo, que não é dissipado tão imediatamente. Já em portugal é um calor mais seco, que retém menos o calor, e que é proporcional à intensidade do sol. Por exemplo, aqui, sempre que fica muito calor, com crescente humudade do ar e sensaçao de abafado, segue-se trovoada. Mas isto tambem pode estar completamente errado.

  2. também me questiono volta e meia sobre este fenómeno!Mas sabe não me desagrada, sobretudo porque nos dias de sol quer dizer normalmente um fim do dia bastante agradavel! Ou menos tens a recompensa por um dia de trabalho…é pena é não ser mais frequentemente!

  3. Até uma certa hora a terra absorve calor, portanto temos as ondas de calor num só sentido, mas a partir de uma certa altura a terra (edifícios,etc,) começam a irradiar também calor em direcção à atmosfera, provocando assim dois sentidos de ondas de calor em simultâneo, provocando um aumento de temperatura. Será que é isso?

  4. Pessoal, eu não faço ideia, por mim todas as vossas explicações podem estar certas. O que eu sei é que às 5 da tarde tá mais calor que às 3, e eu gosto. Mas que acho estranho, acho. Como estamos abaixo do nível do mar, se calhar a perda de calor (feita pela terra) da-se de forma diferente…
    Continuem a tentar 😀
    Beijinhos!

Deixar uma resposta