Nunca tive jeito pra desenho.
Lembro-me de ter estado um mês a desenhar uma afia nas aulas de desenho do sétimo ano.
Tive aulas de pintura quando tive 15 anos e os dois quadros que fiz foram enmoldurados pelo meu Pai na sua bondade, mas gozados por toda a família pela sua falta de graça ou qualquer resquício de obra de arte em si.
Na viagem ao Irão a Maria José mostrou-nos em primeira mão o poder do sketch urbano em viagem: toda a gente se aproximava para ver e entabulava conversa com ela, e como recompensa pela alegria de se verem imortalizados num livro de desenhos, abriram-nos vários monumentos que se encontravam fechados ao público, abriram-nos portas em todos os lados, ofereceram-lhe os seus contactos e os seus préstimos e nós fomos todos felizes à boleia e … é incontornável, como não, roídos de inveja desta comunicação e troca entre locais e turistas.
Também quero!!!
O Filipe Morato Gomes também quis, e a Sista Pipas também, e a Vera também e … e começou tudo a rabiscar, e eu andei a adiar por causa das aulas de holandês e das aulas de Pilates (com máquinas, mega top! Perdi 3 kilos num mês, nem quero acreditar!) e depois foi o lufa-lufa das viagens pra Holanda e… E no sábado passado deixei-me de merdas e fui comprar o material, principalmente porque vi os sketchs do Filipe, ele que também nunca soube desenhar na vida (diz ele) e tem feito cada um melhor que o anterior e…e eu já não podia mais com a inveja e pronto, abasteci-me de:
– duas canetas pretas “water and fade proof”, uma de 0,2 e outra de 0,5
– uma caixa de 12 aguarelas Aquafine da Daler Rowney
– um pincel com reservatório de água
– um caderno da Moleskine para aguarelas (tem uma fita cor de rosa e diz na fita que é próprio pra aguarelas)
Ontem o grupo veio jantar cá a casa, e começaram a cobrar-me a promessa, e eu hoje, com tempo e boa disposição, sentei-me na minha varanda disposta a desenhar um dos meus sítios favoritos no mundo: o meu jardim!
E quando vi o resultado até tremi…
Wooow! Eu fiz isto!! Fotografa Sofia, que tu nunca mais fazes dois iguais!
Cheia de medo de estragar a “obra de arte”, mas convencida que não podia deixar a coisa ficar pela metade, pus-me a colorir. EU, que nunca usei aguarelas na vida! Não há-de ser nada Sofia Maria, vambora que tu hás-de ser capaz!!
Concentra-te miúda!
E nisto apercebo-me que só estava a brincar aos desenhos há 40 minutos e já tinha feito isto tudo.
Não pára Sofia, não pára!
E saiu-me isto, e estou aqui que nem posso de orgulho, com a baba a escorrer forte e feio, como se tivesse feito uma maratona inteirinha. Foi só um desenho miúda, vê lá se te controlas! Digo eu a mim mesma quando olho, incrédula, pro desenho que eu fiz sozinha, EU, que nunca tinha desenhado sequer dois traços.
Olá Sofia,
Acho que tem muito jeito.
Quando quiser juntar-se ao grupo serà sempre bem vinda.
Paulo (urbansketcher)
Olá Paulo! A sério? Tão simpático!!
Vou-me juntar ao grupo sim, com muito gosto! Vou começar a fazer workshops e se tiver dicas pra mim de como aprender mais sobre urban sketching por favor diga-me, sim? Muito obrigada!!