18 de Julho de 2015, Guatemala
Vamos pro Lago Atitlan e nada como o fazer como em Roma e ser Romano, que é como quem diz, fazer uns kilómetros de Chicken bus.
Acordamos bem cedo, e fomos até à paragem com os bilhetes já pré-comprados, bilhetes que dão direito a sentarmo-nos…em bancos corridos de duas pessoas…onde cabem três! E depois há os que vão em pé. E ainda as pessoas que entram a vender empanadas, papas fritas (batatas fritas), fruta descascada em saquinhos, banana bread, bolo de laranja, tortillas com queijo derretido (palavra que não faço ideia de como é que o senhor mantinha aquilo tudo quentinho, com ar de acabado de fazer!).
E tudo se transporta, até as galinhas, embora neste não tenha tido essa oportunidade. Estes autocarros estão todos cheios de tuning por dentro e por fora, e são deliciosos, embora honestamente, não recomende grandes viagens nisto a não ser que tenham o orçamento mesmo reduzido. Até porque nós vimos num que pára poucas vezes comparativamente aos outros, e como tal não costuma ter carteiristas. Porque nos outros os carteiristas são que nem cogumelos, é trigo limpo, farinha amparo que saiem de lá sem telemóvel, carteira e máquina fotográfica, ou seja, limpos!
De qualquer modo, é uma experiência que não vão querer perder, com o “pica” a entrar e a sair do bus e a colocar malas no tejadilho em movimento, sete pessoas onde caberiam quatro, sempre sem uma zanga, um amuo, todos a sorrir e dispostos a falar connosco, as senhoras e crianças com hupilies, é luz, cor e movimento contínuo, muito fixe mesmo.
Chegados ao lago, apanhamos um tuktuk que nos levou ao molhe onde apanhamos um barco lancha para a pousada onde estamos. A vista é deslumbrante e a chegada emocionante, e o hotel é só nosso.
O pontão que se adentra na água verde e transparente parece tirado dum powerpoint, a vista do meu quarto é de perder a cabeça, e tudo o que me apetece é ficar aqui a viver uns dias, entre mergulhos, livros, comida e mojitos, desenhos e pinturas, sim, este sítio é um postal.
A vista do meu quarto |
O pontão perfeito, ideal, o sonho. |
Highlights
Chicken Bus
Banana bread
A vista da minha janela no hotel do Lago Atitlan