Tens isto aqui tão duro!


Sabem quando nos fazem uma massagem nos ombros e soltam o sabido: tens isto aqui tão duro! Seguido duma risadinha parva e dum: a língua Portuguesa é muito traiçoeira! Pronto, tens os ombros muitos stressados, tensos, rijos (mais outra), enfim.
Más posições (lá está a língua traiçoeira. Língua Portuguesa, sim?! Ai, que me parece que esta já não tem salvação!) no avião e em horas de carro pra Paris e Munique, com stress acumulado por meses de trabalho intensivos, tiveram este brilhante resultado: os trapézios estavam tão doridos e tão massacrados, que desde a omoplata até ao cimo do pescoço a dor era única. Ao ponto de não conseguir dormir durante uma semana inteira e ter acordado com os azeites ontem e cheia de fúria dirigir-me ao Doutor Chinês que é especialista em problemas nas costas.
(porque é que tudo o que estou a dizer neste post me soa a dupla interpretação?)
ADIANTE!
Aqui em Den Haag há um, chamemos-lhe Consultório, nem sei se posso chamar-lhe assim…Chinês que tem médicos de Medicina Tradicional Chinesa especialistas em Tuina e em Acupunctura que se diz serem do melhor que há para RSI, problemas de coluna, problemas de costas, pronto.
A particularidade destes Senhores é que são: invisuais e não falam inglês nem holandês.
Quando se chega ao consultório há uma recepcionista que fala holandês e um bocadinho de inglês. É ela (ou ele) quem nos pergunta o que temos e que traduz ao Doutor.
A seguir deitamo-nos vestidinhos em cima duma mesa de massagens própria e começa a … tortura. Cada vez que toca num ponto dolorido e faço o habitual esgar de dor ele não vê, por isso solto um auuu ou um uiii, e ele diz: pain, pain, uuu, auuu.
Como a dor é tanta não dá pra ter tempo pra mandar uma gargalhada, até porque eles no Tuina fazem pressão nos pontos para que a dor passe (não na altura, a dor só passa depois!). Ao fim de 5 “pain, pain, uuu, auuu” já só temos vontade de lhe mandar um murro na tromba e peço aos santinhos que aquilo acabe depressa.
O certo é que saio de lá como se tivesse sido atropelada por um camião, mas no dia seguinte tou nova. Esta semana tenho 3 sessões de “pain, pain, uuu, auuu”. Uma ontem, outra hoje, e a próxima na sexta. Ontem já dormi benzinho, eram 22:30 e tava na cama com as galinhas e hoje cheira-me que às 21:00 já devo roncar. Tou toda partidinha mas sinto claramente que o efeito pretendido foi alcançado. É isso ou pra próxima que o Chinês me aperte num músculo dolorido o meu braço ganha reacção própria e dou-lhe um murro nos tomates que ele vai ver o que é pain!

9 comments:

  1. Estou igual. Ha 10 anos que deixo arrastar a situacao. A tensao muscular vai e volta … e como passa, eu vou desleixando. Finalmente, depois da ultima crise de 2 semanas, fui ao Downtown Spine, Sports & Orthopaedic Rehabilitation Clinic onde um MD me fez um exame tortura com choques e agulhas e afinal tenho e' um trapped (or pinched) nerve, inflamadissimo. Devido a algo parecido com hernia discal. Na cervical. De cada vez que o raio do nervo sinapsa (e quanto mais inflamado esta', mais sinapsa) os musculos irritam-se e contraem-se, e e' um ciclo vicioso. Tenho pela frente umas 30 sessoes de massagens e fisioterapia, a ver se melhoro. Mas dado que continuo sentada em frente a um computador … nao sei se 30 sessoes resolvem o assunto. Ai, a vida moderna …

  2. @Mariana – deves encontrar na Chinatown de Eindhoven. Procura TUINA massages. Deve haver de certeza. Estes aqui levam 30 euros por sessão.

    @Sinapse – como se nota que tás nos States…dão-te uma explicação completa. Eu nem sei o que tenho, só sei que tou melhor. Eu também tenho mtaaas horas de PC, não sei se isto lá vai só com 3 sessões. Uma coisa eu sei, se continuar assim vou tentar ir lá uma vez por mês. Boa sorte Linda!

Leave a Reply