Hoje uma Holandesa disse-me que se eu precisasse de ajuda pra voltar pro meu País que lhe dissesse, ela teria todo o gosto. Disse-o com um sorriso no rostro.
Com um sorriso meu ela levou a resposta: tou cá muito bem, mas hei-me lembrar da tua ajuda quando me perguntarem se os Holandeses são racistas.
PS: atenção que nem todos são assim e isto não é batuta que paute o comportamento geral de 99% das pessoas que me rodeiam.

Acho que devias ter mandado para o C@ralho com todas as letras e ainda manda-la para outros sitios que me estou a lembrar agora.
Não há pior pra um Holandês que chamar-lhe racista.
OMG! I worship you! 😉
quem diria… tão "open mind" em tanta coisa, mas depois revelam-se assim… :$
Dulce, eles não são open mind. Isso é um mito urbano.
esperava mais duma minhota 😛
Uma bela chapada de luva branca! E com muita classe!
Adorei 🙂
Aqui a minhota não dá confianças a atrasados mentais, com desculpa aos últimos ;))
Elite, don't que nem eu sei como é que não lhe mostrei o dedo 😀
Ceres, you know me my girl!! 😀 Daí a surpresa…. ;D
Adorei a tua resposta. Talvez da próxima vez se lembre que há portugueses com classe, quando se lembrar de mandar um para a sua terra :p Os holandeses foram dos piores colonizadores de que há memória. Esse racismo não é por acaso. Só mesmo tu, para os meter no lugar 😛
Thanks babe 😉
Vamos todos torcer para que quando essa "bifa" vier para o Algarve passar férias (é o mais provável) lhe levem 5€ por cada café… e quem sabe 200 ou 300€ por cada jantar!
Se não tiver dinheiro pa voltar lá pós países baixos (daí a menina ser tão baixa)… pode sempre ficar numa montra qualquer a fazer umas poses para o ppl que passa na rua! 🙂
Oh "bifa", o racismo tá fora de moda!!
PS: Ainda não vi muito deste blog, mas o que vi gostei! 🙂
Como disse a um amigo meu, a velha há-de cair às postas, no worries.
Como disse a um amigo meu, a velha há-de cair às postas, no worries.
e conseguiste dizer isso com um sorriso?
quando for grande quero ser como tu…
Yup, eu ganho mais dinheiro que ela e tenho mais sexo que ela. Fixe né? 😀
Ola!
Obrigado pelo teu comentario no meu blog e muito obriagado opelas dicas 🙂
Ja ca ando pelas terras baixas ha mais de um ano, e tive muita "ajuda" dos varios blogs (ja leio o teu desde que a decisao foi tomada, nem sei se nao terei comentado algo) de emigras e claro do Undutchables – tirando os exageros tipicos desse livro.
Felizmente no trabalho nao tenho reaccoes adversas como a que tu tiveste, somos 4 estrangeiros por ca (num total de 17), de todas as cores e religioes (catolicos, protestantes, hindus, budistas e muculmanos). A minha namorada trabalha na Univ. de Eindhoven e tb esta num ambiente muito internacional, felizmente.
Uma amiga minha, portuguesa, que trabalha em Eindhoven, no entanto, ja teve experiencias bastante desagradaveis no seu actual trabalho. Ela ja e fluente em holandes e apercebeu-se que os holandeses falavam mal dos estrangeiros nas costas deles – coisas do genero de chamar "Sambo" a um colega africano, e que os polacos sao todos estupidos e perguicosos.
E confirmo que este povo e tudo menos liberal. Muita gente (turistas) confundem a libertinagem de Amsterdao com as suas putas e drogas leves com o resto do pais, que e bastante conservador e intolerante em relacao as diferencas dos outros. Enfim…
Ena!!! Ganda honra! 😀
Fico sempre banza com a quantidade de gente que me lê e eu nem sonho 😀
Eu só quero re-frisar, que eu mto raramente tenho reacções adversas no trabalho, embora já tenha quase ido às trombas a um cabrão dum holandês q me pôs a fazer o trabalho e depois me disse: ah, mas vai ser um holandês a apresentá-lo. Digo-te que só não lhe queimei os tomates com um cigarro pq não me deixaram.
Esta alminha que me "despachou" pra minha terra é só estúpida, coitada. Isto não é o normal na minha empresa, até pq se o fosse eu já tinha denunciado aos RH e garanto-te que era uma festa. Mas com 4 mil empregados, não há milagres, apanha-se sempre um palerma qq. Quando leres o livro, vais ver como te sentes identificado. O Rentes é um SENHOR!! 😉
Andorinha, estive a reler o meu post onde comentaste.
Eu nao conheco a Mariana, que e tua amiga, mas acho que conheco o namorado dela. Por acaso chama-se P.S.?
Yup, esse mesmo!
Fez Candeia comigo (ver o meu último post e ir a http://www.candeia.org que eu não consigo explicar o que é 😀 )
São uns FIXES!
Mundo pequeno…
Nem tu sonhas como! Na semana passada publiquei umas fotos do acampamento da Candeia no meu FB. Uma amiga minha daqui de Amsterdão reconheceu um amigo dela de liceu nas fotos com quem não falava há mais de 15 anos. Isto é que é mundo pequeno! 😀
São racistas sim…Como disse a um colega meu à uns tempos atrás numa discussão semelhante: "tenho duas palavras para ti : apart- heid!"
A tua colega deve pertercer ao grupo daqueles que não se importa de ter estrangeiros na Holanda desde que estes estejam cá para os servir nos trabalhos que os holandeses são demasiados bons para fazer (limpezas, construçoes, etc). Agora ter uma estrangeira, numa posiçao alta e ainda por cima a ganhar mais que ela, ai! aí não, que isto já está a ir longe demais. É a mesma situaçao se pensares na onda de trabalhadores turcos e marroquinos que veio para cá há quarenta anos para fazer esses tais trabalhos desagradáveis. ninguem se queixou na altura, mas agora segundas e terceiras gerações nascem cá (continuam a ser estrangeiros), mas surpresa das surpresas, muitos (não todos, admito) estudam, têm cursos superiores e começam a ocupar posiçoes altas e cada vez mais bem pagas que na visão de alguns "deviam ser ocupadas por holandeses".
No meio disto tudo vem um parvo qualquer como o Wilders e ganha montes de votos nas eleiçoes por ir contra a presença destas e de outras minorias estrangeiras na holanda…
Politicas à parte (que este post dava pano para mangas), embora nunca tenha apanhado uma tão directa, já tive algumas vezes a sensaçao que quando algumas pessoas me perguntam "Porque é que estou aqui" querem mesmo dizer "porque é que não te vais embora?".
Não são muitas as pessoas que o fazem por isso não faço disto uma generalizaçao ou tento esteriotipar (nem sequer sugerir que este é o único sitio onde isto acontece), mas quando encontro colegas que sabendo que estou na Holanda me dizem que isto deve ser uma festa e que o pessoal aqui é todo liberal e tolera tudo e mais alguma coisa não consigo deixar de tentar explicar que as coisas não são bem assim e que a ideia de os holandeses serem muito "open-minded" não passa de um mito.
Escrevi aqui um testamento mas esqueci-me de dizer que adorei a eficacia da tua resposta 😉
hehehehe
Beijos
É o que eu digo: open-mind é um mito urbano!
E ontem, lá estava a colega a fazer o que eu pedi, e a trabalhar "ao meu lado" e eu pacífica, à espera que ela caia de podre. Eu tb sei esperar 😀