Nunca se perde a esperança, e perder uma batalha não significa perder a guerra.

Porque há um ponto de luz branca em cada momento negro,
Porque a perseverança compensa,
Porque tudo o que damos de bom ao Universo nos é retribuído em dobro,
Porque em cada revés há algo de extraordinariamente bom,
Porque a paciência é uma virtude e como não me assiste diariamente, o Universo empenha-se em fazer-me aprender a ser mais paciente todos os dias,
Porque quando se tem um plano, este se concretiza, às vezes não como se prevê, mas sempre como é melhor pra nós,

Em Junho de 2014 estou de volta a Portugal, regresso a Lisboa e a Braga, com um pé na Holanda e outro bem maior no meu País. E estou pra lá de radiante, estou pra lá de feliz. Sinto-me concretizada e a pessoa mais abençoada do mundo.

Por isso, queridos, queridos amigos, que há tanto tempo esperam por mim pacientemente e pela minha presença, aí estarei, por mim, por vocês, para alegrar os vossos dias e espantar a depressão nacional.

Regresso com as melhores condições possíveis, com uma gratidão enorme para com os Recursos Humanos da empresa para a qual trabalho, especialmente para com os Recursos Humanos Portugueses que me mostraram o caminho de regresso a casa.

Mais gratidão ainda para com as minhas chefias Holandesas, que têm uma capacidade extraordinária para lidar e entender os trabalhadores que lhes fazem o dia a dia mais leve. Muitíssimo obrigada ao Michiel, à Ingrid e ao Remco, porque são pessoas extraordinárias, com um coração do tamanho do mundo e com uma confiança em mim que não tem espaço no entendimento do comum mortal.

Vou continuar a ajudar quem queira passar pela experiência de ser emigrante, esperando sempre que o façam temporariamente, e rezando para que tenham as mesmas (ou maiores) oportunidades que eu e que o Universo lhes traga única e exclusivamente o melhor para si e para as suas famílias.

Obrigada de coração a quem está (e esteve) desse lado a torcer por mim, mesmo sem me conhecer.
Quando Deus nos fecha uma porta, abre sempre uma janela.
Pay it forward minha gente! Compensa!

Um beijo e um abraço a todos

Sofia

41 comments:

  1. Eu não te conheço, mas confesso que, ao longo dos anos, este blogue tornou-se um dos meus favoritos, apesar de nem sempre concordar com o que aqui é dito. De todo o modo, dou este blogue como exemplo aos meus amigos emigrados ou em processo de emigração para que vejam prós e contras. E acompanho a tua vontade de voltar em modo "cheerleading". Por isso, parabéns!

  2. Obrigada amiga!! Hoje eu, amanhã (ou qdo quiserem!!) vocês! Ganda beijoca repenicada pra ti e outra pro Homer! Ja agora, imagina la o que vai acontecer qdo pro ano fores a Lisboa? Vais conhecer os meus 3 pompons!! Finalmente!! Ehehe e eu vou-te dar um xi em pessoa!

  3. Que bom Andorinha! É tão bom quando fazemos os sonhos acontecer 🙂
    És uma mulher que não desiste, pah!

    Fico mesmo feliz, caramba 🙂
    Só não nos abandones no blog :p
    Beijinhos

  4. Finalmente o tão aguardado regresso! Que bom andorinha, fico feliz por ti e pelos teus 3 peluches brancos que vão ter a companhia de 'avós e tios' Beijinhos de boa sorte e que passe depressa 🙂

  5. Sou muito persistente, ou teimosa, ahaha, como lhe queiras chamar. Eu gosto de "determinada" 😉

    E o blog continua! Ele já existia antes de eu vir pra cá, agora vai bombar o regresso, oh yeah!
    Beijos grandes!

  6. olá boa noite!
    que felicidade poder provar a si própria que a caminha encetada havia de ter um final feliz. parabéns pelo sucesso alcançado que lhe permite este retorno e o reconhecimento de todos aqueles com quem trabalha. boa sorte. um beijinho.

  7. Moi-mémme também não conhece a Andorinha, mas gosta muito de lê-la (oh se gosta!) e de ver as fotografias das viagens, da Holanda, de aprender com o que pessoa tão sábia aconselha e adora as fotos dos patudos!
    Fico muito contente por este objectivo (e sonho!) se concretizar!
    As maiores felicidades para vocês 4!
    E ai de ti que este blog fique mais parado, porque aí sim, armo-me em detective, parto à procura em Lisboa e temos o caldo entornado! 🙂
    Beijinhos e continua sempre a sonhar e a crescer!

  8. Agora toca-te a ti… plano, por em prática, e tal, por uma data, e tal, e tal, e tal como falamos, lembras-te? Ponte una fecha para volver y lo lograrás 🙂
    Beijos, muito obrigada minha querida!

  9. Ahaha, muito obrigada Cátia! E não vai ficar parado, te garanto, eu tenho sempre cenas pra contar, ideias pra opinar, o nariz enfiado onde não devo :))) há sempre os meus cães a fazerem asneiras, há tempo e assunto pra tudo!
    Um grande beijinho e obrigada pelo carinho 🙂

  10. Que boooooommmmmm, e depois de estares em Braga já sabes que sobes mais um bocadinho e nos vens visitar. O meu pequeno está cheio de saudades dos teus pequenos…(ele bem tentou roubar um sem que ninguem visse, mas tu reparaste 🙁 ) Vou dar a noticia à familia. Bjs

  11. E vou estar sim senhora, dois fds por mês. Tb vou de 18 de Dez a 5 de Janeiro, mas nao vou de férias, mas quero ir aí acima antes do Natal comer uma merendinha. Não sei é se levo os cães que o Francisco ia-me afinfando um pa! :)))) Já num confio nele, que ele é filho do Paizinho dele e se me distraio ainda fico sem a minha Petzi! 😀
    Eu boto a boca no trombone no Natal, ok? Beijos grandes!

  12. Olha que fico a aguardar por uma merendinha boa, quentinha pra alma, e bem regadinha como a do ano passado! (ah! acho que faz hoje 1 ano estivemos todos juntos a comer castanhinhas on line, lembras-te?)

  13. Que surpresa!!! 🙂
    Ainda há pouco tempo estava aqui a ler que tão depressa não voltarias…
    Fico muito feliz por ti, que nunca desistes dos teus sonhos e das tuas vontades. E já agora, quando andares por aqui mais perto, talvez possamos tomar um cafezito um dia, não?
    Um beijo

  14. Só agora vi esta notícia. Fico contente por teres conseguido o que querias, mas prepara-te, a re-adaptação não vai ser fácil. Eu bem sei o que passei no regresso de Madrid a Lisboa :s

  15. Vou ficar então a aguardar por uma merendinha boa, quentinha pra alma e bem regada como a do ano passado ;). (Acho que faz hoje uma ano que estivemos todos juntos a comer umas castanhinhas online, lembras-te). Bjs

Deixar uma resposta