Friday Link Pack – week 9 – Quase congelei!

Vulcoes Guatemala

Esta ida à Holanda foi um mega stress. Acabei de vos escrever o post a dizer que ia, e recebi um dos telefonemas mais temidos: o do mecânico!

Menina Sofia, o seu carro precisa de mais uma bomba hidráulica para a embraiagem, e só está disponível na próxima quinta, porque a peça teve que ser encomendada.

Sim, sim, então e quanto é que isso vai ficar? Ah e tal, a caixa de embraiagens nem é cara, mas o IVA está a 23% e…

Sim, e? Valor final?

Pois, são 950 euros, mais coisa menos coisa, mil euros.

(silêncio)

Está bem?

Sim sim, estou a pensar que o meu prémio anual foi esse e que vai inteirinho pro carro…. mas pronto, antes isso que não ter dinheiro pra pagar o arranjo, seja.  Mas espere lá…. como é que eu vou pra Braga sem carro?!

Pronto, e depois foi um alto stress, até eu ter posto a desgraceira em versao piada no FB e o meu irmão me ter oferecido o carro da minha cunhada.

A parte boa foi a quantidade de malta que se ofereceu pra me tomar conta dos cães, gandas malucos amorosos! Isto dá muito trabalho malta! Mas valeu!! É bom saber que se estiver mesmo mesmo à rasca, que tenho com quem os deixar. De coração: obrigada!

A segunda parte melhor ainda, foi o facto de duas amigas minhas se terem oferecido pra me ir LEVAR e BUSCAR na semana seguinte, a Braga. Aí é que fiquei sem palavras, porque a viagem são 150 euros ida e volta, ou seja, seriam 300 euros e 16 horas de carro!

Os 300 euros pagava eu que não deixava as meninas fazerem tal coisa, mas 16 horas de carro?! Vocês têm noção da estucha que é ir e vir de Lisboa a Braga no mesmo dia?

Meus anjos da guarda, mil obrigadas!!!

Bom, posto isto tudo, acabei por fazer o trajecto normal, e congelar até aos ossos na Holanda, e apanhar uma molha histórica na quarta-feira, que me deixou com uns azeites que upa upa! Enquanto não me vi na minha cama com os meus artolas, não descansei e as trombas mantiveram-se.

Nunca mais vivo naquele País, podem ter a certeza absoluta!

Boooooom, mas vocês vieram pro Friday Link Pack, e aqui está ele:

E com isto me despeço desejando-vos um excelente fim-de-semana!

A nova página da Andorinha foi feita a pensar em si

Perfil da Andorinha

Uma dose de Andorinha por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Bem-vindos ao site da Andorinha Sofia, estou mesmo muito contente por vos receber neste espaço novo porque é mesmo muito meu.

Foi pensado e desenhado para mim, por dois amigos que pra meu espanto me conhecem muito melhor do que eu pensava.

Escolheram as minhas fotos favoritas sem eu saber, desenharam o logo ideal com que me identifico totalmente e sem uma única dica minha e criaram este site inteirinho a meu pedido, onde vos vou continuar a falar dos meus cães, das minhas viagens, de como é trabalhar na Holanda e do meu regresso a Portugal.

Eu escrevi os textos de apresentação que é a minha especialidade, mas esta belezura de espaço que agora vos acolhe foi concebido pela Xana e pelo Miguel a quem agradeço de coração todo o tempo dispendido a aturar-me.

E o Facebook da Andorinha também já existe e está ligado ao site novo, é clicar “like” “oh fais favô” e recomendar aos amigos, Pais, primos, tias e cunhados, principalmente se estes forem dos que precisam de doses massivas de boa-disposição 😉

Então agora faz favor de começar a trocar e actualizar os feeds nos vossos readers, sim?

Preparem-se que a Andorinha vai voltar ao activo com os Diários de Viagem do Irão e da América Central, e vai continuar a inspirar-vos semanalmente e a contagiar-vos com a sua irritante boa-disposição e delicioso mau feitio.

 

Andorinha

O meu trajecto favorito por Amesterdão – O que (realmente) fazer na cidade dos charros e do Red Light

Em 6 anos recebi uma média de um casal de amigos por mês. E isto é uma média porque nos últimos dois anos a coisa esteve bastante tranquila, mas nos primeiros quatro cheguei a ter pessoas a sair e outras a entrar no mesmo dia.
Os meus amigos chamavam à minha casa: Fifinha Four Seasons, delegação de Amesterdão.
Acho que este nome mimoso pros meus vários palácios diz tudo.
Como é de supôr, se no início acompanhava toda a gente, ao fim da décima quinta passagem no Red Light e quarta visita à casa de Anne Frank, e vigésima passagem pelas Coffeeshops, passei a recusar veementemente por as patas em algum destes sítios, e implementei o sábado como O dia em que eu ia mostrar à malta a Amesterdão de que EU gostava e que não vinha nos guias turísticos.
Levava-os ao Albert Cuypt, depois passeavamos no Pipj, íamos dar uma perninha ao FOAM, o meu museu favorito, a seguir íamos ao Joordan e às 9 ruas, depois subíamos por Amsterdam Centraal pra ir direitinhos à Biblioteca Nacional, bebíamos uma jola num barzinho magnífico todo hippie-trendy que não tem turistas (a loucura em Amesterdão!), e se desse ainda deitava um olhinho à Sinagoga Portuguesa, e acabava invariavelmente na Brouwerij ao pé da Dam Square ou no Pizzabakkers a jantar.
No sábado de manhã recebi um email do Filipe Morato Gomes a perguntar-me: o que achas deste trajecto para 24 horas em Amesterdão?
Quando o leio dei um salto na cama! Alguém tinha descrito O MEU TRAJECTO!
– Filipe, quem é que escreveu isto? Foi alguma amiga minha?
– Não sei, és amiga da Filipa Chatillon?
– Não, mas ela só pode conhecer alguém que eu conheço, porque estes são os meus sítios favoritos.
– Isso quer dizer que gostaste do texto?
– A ver se nos entendemos: isto está tão bom, que a partir de agora não dou mais dicas sobre Amesterdão que não incluam este roteiro.

E hoje, com fotos e tudo, foi publicado “24 horas em Amesterdão” no Alma de Viajante, e eu partilho convosco para que possam partilhar também com outros e outros e outros, e acima de tudo livrarem-se de ir bater nos sítios mais cliché e mais deprimentes da cidade e terem uma opção de passar um dia giro em Amesterdão, em vez de cortarem os pulsos enquanto amparam a cabecinha do vosso amigo que decidiu fumar um charro pela primeira vez na vida.
Sucess allemal!
Well done Filipa e Alma!

PS: O Fifinha Four Seasons está reservado para a minha família e amigos, por isso se quiserem lá ir, reservem um hotel em Amesterdão na Booking.

Time does fly……..

Faz hoje sete anos que fechei “o meu tasco” na IBM Portugal e que abri “o meu actual tasco” na IBM Holanda.
Era pra ficar dois, três anos no máximo, e já lá vão SETE!!
Dizia a minha Chefe hoje: mas como é que vais festejar sete anos de Holanda se já estás em Portugal?
Oh Chefinha, eu estou a festejar SETE anos a trabalhar com a IBM Holanda!! 😉

Nem me vou atrever a fazer balanços, passou-se toda uma vida desde que mudei de localização, e mais outra vida desde que regressei ao meu País. A única coisa que vos digo com toda a certeza, é que apesar do meu resmunganço habitual relativamente à Holanda, JAMAIS me arrependi do dia em que me meti no avião e me mudei pra Amesterdão.
E como tal esse dia merece ser celebrado, e só por isso…. hoje já não trabalho mais.
Bom fim de semana meu povo!
Pra mim é de 3 dias que segunda-feira o Rei faz anos, e eu vou descansar por Lissabon!
Duuuuuuuuuuuiiii!

Porque é que eu insisto??

O meu chefe tem um pote de barro enorme no escritório cheio de drops, uma merda horrorosa de que só esta gente gosta, e que me faz vomitar porque sabe a remédio, um cruzamento entre oleo de fígado de bacalhau com vitaminas sem sabor a laranja. Um verdadeiro noooooooojo.
Mas às vezes tem lá gomas das normais, e eu fui lá buscar uma, e vi uma cor-de-laranja e pensei: esta não é preta, tá tudo bem.
Pois não está. Tive que o cuspir fora, quase me vomito em pleno escritório.
Mas porque é que eu insisto ao fim de quase 7 anos?
(Dia 25 de Abril faz sete anos… como diabos se passaram 7 anos?)
Está aqui explicado, e com muita graça, o que são dropjes e a paranóia Holandesa com estes.

Pra quem ficar pela Holanda, e tiver saudades de casa :)

Sábado 20 de dezembro .

Buffet por 17.50 euros por pessoa [exc bebidas]

entre as 19 e as 21 horas .
Entradas: snacks, rissóis, pasteis de bacalhau,gambas ,saladas frias , saladas de polvo etc…
Jantar: ,canja,grelhados[frango ,picanha ,entremeada], Filetes de peixe, Feijoada etc…
Sobremesas variadas.
Depois do Buffet haverá diversão musical.

Transportes para o local:

Elétrico 2 [sair centro comercial de Sloten]
Autocarro 195 do Museum Plein para Sportpark Sloten
FC Portugal Amsterdam
Noite Natalícia com AMBIENTE SELETO E EDUCADO!!!

PRÉ PAGAMENTO OBRIGATÓRIO

Para mais info: 0652325292

Não é justo…

Hoje é feriado em Portugal, mas na Holanda não. Logo eu acordei às 7 da manhã pra começar a bulir, enquanto cá em casa toda a minha gente roncava: Pai, Mãe, cães (os 4!), até os vizinhos… and it’s so not fair! Eu também não quero trabalhar, humpft!

Eu não tenho escrito muito, porque tenho viajado muito (não estou a reclamar!) e trabalhado mais ainda, e não me sobra muito tempo.

Aqui vai um sumário:

  • Assumi responsabilidades novas no emprego, estou mesmo muito satisfeita, mas tenho trabalho a triplicar.
  • Fui à Serra da Estrela com 4 amigas: há 20 anos que não ia à Serra da Estrela, há 11 anos que não nos juntavamos as 5. E foi tãoooo fixe.

Ficamos nesta casa maravilhosa, que recomendo vivamente: Chão do Rio.

  • Apercebi-me que estou “demasiado Holandesa” e não no bom sentido. 

A minha honestidade e franqueza já chegou ao mal-educado. Tenho de começar a cortar a minha língua um bocado, principalmente entre outras nacionalidades que não a Holandesa, porque efectivamente, passei de bestinha, a rude. E não pode ser. Embora continue a achar que há momentos em que tal se torna produtivo, como ser capaz de dizer ao meu colega que está ao meu lado a falar no alta-voz, que mude pra uma sala de reuniões para que eu possa fazer o meu trabalho. Ao ser directa e fazê-lo frontalmente, embora o elemento do lado possa ficar amuado, eu vou poder continuar o meu trabalho e sair às 17 em vez de às 19 horas.
Mas moderação e bom-senso é o que me anda a fazer falta.

  • Ainda não fiz uma única compra de Natal, e estou completamente desinspirada. Não faço pálida ideia do que oferecer aos meus Pais e ao mano…

  • Já tenho o visto do Irão, e é espectacular, tem a minha foto e tudo! Brutal. E vou com a Nomad outra vez, por isso a esta altura do campeonato a única coisa que me preocupa é: mas que raio hei-de eu vestir durante 17 dias? Isto porque eles trataram de tudo, e eu só tenho que ir córtir, mai nada!

Tem que ser roupa que não fique justa, pelo menos que não revele as formas do corpo. E vou ter de usar o lenço na cabeça assim que sair do avião. Mas como é que se põe o bendito na cabeça? Ai a minha vida… pode-se mostrar alguma coisa do cabelo, ou é tipo os Marroquinos e nem um fio ao descoberto posso ter?

  • Além do Samarcanda do Amin Malouf, que outros livros me recomendam sobre a antiga Pérsia? Por favor, não me recomendem livros sobre como é que elas tiveram que fugir aos maridos ou aos Ayatolas, eu repito: ANTIGA PÉRSIA. Obrigada.

  • O Bitoque, a Juicy e a Petzi, estão óptimos, e eu continuo a morrer de inveja das sonecas deles. Gordinhos e bem mantidos pela senhora minha Mãe, estão cada vez mais bem comportados. Estou ainda a analisar o efeito que a ingestão de 7 comprimidos de Centrum possam ter tido no Bitoque, mas ele parece-me fino. Muito vitaminado, com certeza! E não, é claro que não lhes dei os comprimidos, foram eles que assaltaram o necessáire do meu primo que ficou lá em casa.

Isto pra sumário vai muito longo, vou-me masé fazer útil e bulir. Ai… vontadinha zero….

And I’m back! E só pra abrir as hostilidades, em vez de falar do Sócrates (it made me sooo happy!), vou mostrar os do’s and don’t dos Holandeses

1) Do not be late.  Ever.  For anything. Under any circumstances.  Not even if you call ahead. Really, seriously.  Don’t be late.

2) Do not “just drop in”; do not “just come by”, do not expect that, if you see someone you know out and about, that you will be invited to join their table.  It is not exactly a faux pas to invite somebody to join yours; but they will look at you funny and visibly recall that you are foreign.  Do not expect to be fed when invited over unless food is specifically mentioned.

3) Do not cancel, ever.  Please see #1.  For this one you may be forgiven if you are actually in hospital.

4) Do not use hyperbole.  Spontaneous compliments are also likely to startle the person you are complimenting and people literally do not know what to do with them..

5) Do not start a conversation by asking what people do for a living.  Instead, ask them what they did on their last vacation.  Or what was their favorite vacation.  

6) Do not touch people.  They don’t like it in general; or it will be interpreted as a come-on. (Be warned about flirting; Dutch men at least are likely to take you rather more literally than you might expect.  I never flirted with Dutch women so I can’t tell you). 

7) Shake hands when you meet somebody and say your name.  Look everybody in the eye, all the time.  The eye contact thing in Holland is a thing you get used to; it is hard to lose the impression that you are being stared or glared at.

8) If you are walking down the road and you hear a ringing sound behind you, it’s a bike.  Get the hell out of the way.  They will in fact kill you.

9) That crowd of people at the cash register is actually a line.  Do not walk through the crowd to pay, they might kill you for that, too.

Daqui.