A grande maioria dos meus amigos na Holanda são Portugueses. A grande diferença é que aqui ninguém é mais que ninguém, nenhum se julga mais por ser doutor, seja trolha, cozinheiro ou sapateiro, todos são igualmente importantes e todos se ajudam. Dá-se a mão antes do diploma, ri-se das mesmas coisas, juntamo-nos pelos mesmos motivos e admiramo-nos mutuamente pela coragem de fazer as malas e começar tudo do zero. As pessoas não se julgam e fazem-se mais humanas.
Se somos todos amigos? Claro que não. Há sempree quem não ouve a mesma canção.
Se somos todos iguais? COM TODA A CERTEZA!
Pena que por cá não se pense e aja da mesma forma. Continuamos a dar demasiado valor aos títulos, que são na verdade o que menos define as pessoas.
Mariana, repara que são todos Portugueses na mesma. Talvez a diferença esteja na abertura que se ganha qdo se sai de casa.
Ha uns meses fui a trabalho a Portugal pela 1a vez desde que emigrei em 2010 – a confusao que me fez TODA a gente com quem trabalhei nesses 2 dias me chamar Dra X, Dra para aqui, Dra para ali e apresentarem-me a outros Drs… eu trato todos e quaisquer colegas, inc. chefe e director pelo primeiro nome e nem faco ideia nem me interessa se tem 1, 2 ou 3 mestrados, se tem 1, 2 ou 3 doutoramentos.
Nem sequer falava de trabalho, falava do dia a dia, com amigos. Faço amigos a todos os níveis pq aqui somos todos iguais.