Ontem estava a falar sobre a minha mudanca de casa e comecei a contar as coisas que aprendi a fazer sozinha desde que vivo na Holanda e que em Portugal jamais me atreveria, e … quase cai de costas:
– furar paredes de betao
– pendurar quadros e cortinas
– pintar uma parede (nunca mais, custa horrores!)
– mudar de casa e empacotar as tralhas todas
– plantar cenas no jardim
– montar mobília sozinha
…….
Enfim, todo um processo de aprendizagem que me faz ser ainda mais válida, como dizem os Espanhóis 😀
Tirando pintar paredes (não tenho bracinhos para isso…) e pendurar cortinas e varões (tudo o que envolva subir a escadotes estou out, tenho vertigens…), já fiz de tudo. Adoro montar móveis, e sou uma excelente furadora de paredes. Em casas antigas é preciso um cuidado do caraças, mas há regras fundamentais: não usar a função martelo do berbequim; usar punção para fazer um ligeiro furo na parede, para orientar a broca; se a broca encontrar uma pedra na areia de revestimento (antes de chegar ao tijolo) e resvalar, respirar fundo, dizer um palavrão, voltar a tentar, ir buscar a massa de enchimento, rebocar à volta da bucha, e pronto. Quando o meu pai fez os furos para os varões de cortinados de um lado correu lindamente, do outro soltou-se um bocado de reboco de areia de uns 5 x 10 cm.
Ainda não viste, mas eu já pendurei os quadros todos nesta casa de Lisboa. Tudo com martelo e pregos, não usei o berbequim, pq experimentei um daqueles "amigos do senhorio" e percebi… era tudo pladour! Foi um vê se te avias de prego e martelo, em dois fins de tarde pendurei tudinho!
Agora só me falta pendurar aquilo para que ainda não tenho molduras. Tenho que mandar fazer algumas pq os quadros merecem, mas agora num há orçamento, assim como tive que me refrear com as poltronas, tenho que pagar outras contas primeiro, e depois volto à bricolage (vou contratar estofador, não te assustes!) e à decoração.
Pra mim a grande evolução é fazer realmente estas cenas, eu nunca na vida me atreveria antes de ir pra Holanda e pedirem-me 35 euros à hora pra fazer buracos….
Opá, sortuda, com pladur serve bem o simpático amigo do senhorio. Nas minhas paredes tenho medo que a areia dê de si e o quadro acabe no chão, só se for muito leve é que uso o preguinho.
Se ficares satisfeita com o estofador peço-te o contacto, tenho lá um puf / repousa pés que precisa de tratamento.
Mas o amigo do senhorio saltava fora, pq aquilo tb nao aguenta nada, entao foi mesmo directo a prego!
Tenho, sem exagero, DEZ contactos de estofadores, e só devo ter guito pra fazer isto lá pra Janeiro, pq antes tenho as biages, num é? Mas passo-tos todinhos!