Vida, vida, que és fixe!

Ora o meu fim de semana desta vez começou um bocadinho mais cedo. Na quinta-feira trabalhei 12 horas consecutivas, non-stop, nem pausa p’ra almoço tive.
Na sexta fui desafiada para tirar a tarde livre … como o céu estava azulinho, azulinho, 27 graus cheios de força pensei: ora bolas, vou nessa que eu mereço!

Às 3 e meia fui buscar o desafiador amigo (que precisa duma boleia p’ro aeroporto, muito esperto o “meçoilo”, vê-se mesmo que é Tuga :D) que foi um querido e me levou àquela que é considerada a melhor casa de PANQUECAS da Holanda em Leideiorp (será que se escreve assim?). No caminho passei numa quinta de estufas onde comprei morangos, framboesas, amoras e meio quilo de cerejas (que mandei abaixo com uma pinta incrível! Excepcionais!) Como ainda não tenho máquina, o telemóvel não funceminou para tirar uma foto à inexcedível panqueca que degustei…com maça, uvas passas,açúcar e canela, acompanhada de gelado de canela e chantili. Só de pensar já fico com fome!
A lista tem 3 páginas (sim, sim, páginas) de tipos diferentes de panquecas, desde doces a salgadas, a panquecas-pizzas. A casa mãe desta Quinta das Panquecas é em Leiden. Quem souber o nome que acuse por favor que é para o resto da malta poder aproveitar.
Grande tarde de palheta! Lá levei o T. ao aeroporto às 8, e vim pra casa curtir o resto da tarde até às 22 na varanda ao sabor dum livro. Tava tão cheia de comida que nem me mexia.

Sábado foi dia de ajudar a Luna nas mudanças de casa. Três SENHORAS Gaijas deram conta do recado e em 4 horas desmontamos dum lado e montamos noutro, sem ajuda de gajos (porque se piraram de fininho ao esforço). Ele a gente acarretou móveis escada abaixo e casa adentro. Ele nós enchemos e esvaziamos inúmeras vezes o meu cochemobile. Ele nós enchemos uma sala com móveis e cenas! Nós fomos grandes! E acabamos a jantar num italiano com uma massa com marisco deliciosa, todas partidinhas, mas muito contentinhas. E eu, não sei porquê, com uma sensação de que tinha feito realmente alguma coisa de útil com o meu fim de semana: abater a panqueca do dia anterior.
A Petzi foi comigo e portou-se extraordinariamente bem. Tão, mas tão bem, que fiquei literalmente a babar quando cheguei ao fim do dia e vi que ela não tinha feito uma única asneira! Não roeu nada, só fez necessidades no sítio dela, deu uma fugida e visita a casa dos antigos vizinhos da Luna, mas nada de grave, só se enganou na porta. São estas benditas aulinhas que ME ensinam a ensina-la a ELA que estão a valer cada tostão! Nada como ensinar a dona 😀

Domingo, toda escavacadinha do esforço do dia anterior, arrastei-me p’ra fora da cama e fui com a princesa às aulinhas até ao meio dia e meia. Deixei-a em casa e fui a Schiphol buscar a Maria. Íamos andar de veleiro!
A Maria é daquelas pessoas que conhecemos e parece que já as conhecemos há muitos anos! Mesmo muitos! Mas não, só a conheci hoje. É de Braga, e é uma fixe declarada. Como não podia deixar de ser, é escorpião, logo, é trigo limpo farinha amparo que seremos amigas durante muito tempo. Podem ter a certezinha, escrevam aí.
Depois de um ano a tentar combinar um café, no dia em que finalmente atinamos horas e dia, chamo-a p’ra um passeio de barco. E ela lá veio, sem conhecer ninguém, cheia de boa-disposição e pronta p’ra aprender uns truques de vela.
O Pedro e o Luís estavam à nossa espera. É que o amigo Pedro há um ano que tentava marcar uma saída de barco, mas ficava sempre adiada, ora porque chovia (o mais normal), ora porque afinal acontecia algum imprevisto. Enfim, hoje finalmente deixamo-nos de coisas e conseguimos juntar 4 pessoas cuja simpatia se fazia sentir de bombordo a estibordo. Falamos de tudo, até de sardinhas de costoleta panada com arroz de feijão branco! Suspiramos pela comidinha e a Maria ofereceu-se p’ra cozinhar p’ra malta, agora tenho de arranjar as sardinhas frescas…(se alguém souber onde as posso comprar, agradeço eternamente!)

No início fez solinho bom e até deu pra foto:

E aqui fica a prova de que os holandeses tomam banho nestes lagos nojentos. Conseguem ver o tipo agarrado ao barco e dentro de água? Bleargh!!

E vai o tempo e muda e começa a chover passado uma hora, e nós fomos até um café (que havia lá no lago onde estavamos) comer umas biterballens e beber um capuccino.

o tempo muda outra vez, deixa de chover e lá voltamos nós p’ro barquito todos contentes.
A gaita é que passamos debaixo da nuvem na volta, e… chuva, mas desta vez muito forte, e passaram-me as manias de que sou holandesa e aguento à chuva fora da cabine.
E lá fomos nós pra cabine e deixamos os mestres nos seus afazeres.

Passada a nuvem (isto na Holanda é sempre uma questão de ver debaixo de que nuvem nos encontramos), voltamos cá fora, e a aqui a Sofes, de leme em punho, conseguiu toda contente conduzir um barco (um barco, mesmo barco!) a bom porto pela primeira vez! Claro que foram os meninos que amarraram, mas eu ganhei o dia!
E desta vez, com sensação de sabor de mar retido na pele, voltei p’ra casa com a ideia que o dia de hoje dava uma publicidade a um penso higiénico.

8 comments:

  1. Um fim de semana em cheio. Andorinha, estava a ler o teu post e a achar muito engraçado, teres andado de barco, tu própria teres conduzido. É que ouvi uma história quase igual,este fim de semana, contada ao telefone. Já sabes de quem. Foi andar no barco de um colega e também o conduziu.Entre outros sítios, navegaram pelo Rio Amstel. Adorou. Aliás ele gosta de estar aí. Sabes que nem do tempo se queixa, nem de saudades da nossa comida.
    Beijinhos Andorinha e Boa Semana

  2. Ai mas eu queixo-me do tempo e tenho muitas saudades da nossa comidinha!
    Se me pagassem em Portugal o que me pagam aqui, voltava já amanhã! Embora confesse que me divirto bastante por cá e que curto conhecer pessoas e fazer coisas diferentes, mas isso em PT tb consigo.
    Beijinhos!

  3. Que belo fim de semana, teve de tudo: guloseimas, exercício e passeio.
    Gaja que é gaja não precisa de gajos para mudanças. Lá em casa, a única ajuda que tive de homens, foi a pintar e a pendurar candeeiros. Mas depois de ver como se fazem os furos, dispensei os gajos e até já sei furar azulejos :)))

    Bjssss

  4. Oh, eu conheço a Maria!Estagiou no mesmo escritório que eu!E sabia que estava em Bruxelas…Este mundo é mesmo um ovo!
    Continuas em diversão constante…se andasses por cá não podias tirar a tarde e provavelmente tb não ias andar de barco…por isso, aproveita!;)
    Bjs
    Nuska

  5. Essas panquecas são imperdíveis! A casa de Leiderdorp fica junto à auto-estrada (A4), mesmo ao lado do Mac, e é super pitoresca, com queijos e socas à entrada, adoro a decoração de estilo rústico. Almocei lá com o T. no dia 27, são mesmo uma delícia, o difícil é escolher. 😉

  6. Zana, eu tb faço quase tudo sozinha, se tivesse à espera deles tava bem lixada!

    Nuska, a Maria está em Amsterdão a viver desde Agosto, só teve em Bruxelas 4 meses. E já sabia que a conhecias :))) Achas que aqui a Maria dos Plásticos não tinha já feito a associação dos advogados bracarenses? hehehe
    Eu tirar a tarde até conseguia, andar de barco no domingo é que exige um bocadinho mais de conhecimentos em Lisboa…se bem que agora até seria relativamente fácil. Pra próxima que passar uns tempos em Lx vou pedir uma volta de barquinho!

    Undutch Tuga, eu sabia que tu sabias onde era e partilhavas aqui com a malta 😀 Eu já tenho marcada no GPS e sim, é muuuuuito pitoresca! lol

Leave a Reply