Diário da viagem ao Vietname & Camboja – DAY 8 – Hanoi e Bai Tu Long Bay – hoje conto 38

15 de Novembro de 2014, Vietnam

Acordei com os azeites. Tinha dormido pouco e pra azar o meu colega de viagem achou que era engraçado acordar-me mandando-me com uma almofada à cabeça. Escusado será dizer que quase lhe arranco a mona. Eu queria acordar com alguém a dar-me os Parabéns, não assim.
Fui tomar o pequeno-almoço eram sete e meia, e por sorte estavamos no melhor hotel possível, o Hanoi Elegance Ruby e eles foram espectaculares, ligaram pra nossa agência, a Ethnic Travel (que recomendo vivamente pras vossas viagens no vietname, que me foi recomendada pela minha amiga Marcinha – I own you big time girl!) que foram tão eficientes como o hotel e passado 5 minutos de relógio estavam a recolher-nos, passado mais 5 estavamos na agência, e 98 dólares depois estavamos na carrinha em direcção a Ha Long Bay. A viagem dura 5 horas de mini-bus/ van. Deu pra uma cochilada mal dada, e por volta da uma estavamos no barco com mais 2 ingleses, 2 belgas e duas alemãs. O grupo era engraçado e muito simpático.
O barco arrancou e passado hora e meia estavamos num kayak a dar uma voltinha na baía, soberba, sem turistas e sem mais barcos que o nosso.

Encostamos o barco junto a um viveiro de ostras. Aprendi que eles “fabricam pérolas”, basicamente “plantam” uma espécie de semente de coral dentro das ostras, isto depois de as criarem durante 18 meses. Depois esperam mais 18 meses pra poderem colher as pérolas, mas só 30% das ostras dão pérolas, e dessas, só 10% têm uma qualidade aceitável. São 3 anos para meia dúzia de dongs/dólares.
Eu sou doida por ostras, perguntei o preço das que servem pra comer: 50 mil dongs por kilo. Dois euros aproximadamente. E isso são quantas ostras?
Contei 18! Foi basicamente oferecido! Comprei pro grupo, e ofereci-as ao jantar, foi a forma de celebrar os meus anos 😉
O resto do dia passou-se dentro do barco, até que chegamos a um porto e entramos numa carripana que tinha uma mota, e uma caixota onde coubemos 8…assustador pensar que uma motoreta nos estava a levar a todos por uma estrada de terra batida.
Lá chegamos inteiros à homestay, numa ilha onde ainda não há luz elétrica (só chega em Janeiro de 2015). Uma casa da Ethnic Travel onde vivem 4 pessoas, pescadores, que recebem os turistas e os ensinam a fazer spring rolls 🙂 comemos soberbamente, e tão abundantemente nestes dias, que nos sentimos a arrebentar no fim de cada refeição. Come-se brutalmente bem no Vietname.

Por esta altura a minha telha já se tinha dissipado há muito, estava era com um camadão de sono inacreditável. Eram 9 e meia quando aterrei na cama, depois de uma boa converseta com o grupo. Dormi até até às sete e meia do dia seguinte!

Happy Birthday to me!!!

Highlights

Bai Tu Long Bay
Ethnic Travel
Hotel Hanoi Elegance Ruby – a eficiência e a simpatia
As ostras por 2 euros
O grupo super simpático
Happy Birthday to me!

Isto são OSTRAS!!




Deixar uma resposta