Anteontem apanhei um vírus gastro-intestinal.
Eu tenho um estômago de ferro, apesar das intolerâncias. Mas não resistiu a um restaurante de Sushi all you can eat. Mark my words: NEVER AGAIN.
Bom, adiante. Ontem tinha aula de Holandês no ISCTE das 20 às 22.
Custou-me muito ir. Estava zonza, a minha barriga fazia barulhos estranhos, o meu cérebro estava indisponível para absorver o que fosse, e estava com os azeites à séria.
Mas como era a última aula antes do teste final, fui.
E cheguei a dizer que me ia embora mais cedo e fiquei a aula toda.
E isto só aconteceu porque a professora é cinco estrelas. E já não é a primeira vez que vou pra aula a arrastar os pés, porque vamos lá ser honestos, quem é que no seu perfeito juízo quer aprender Holandês, pra mais depois de já ter regressado?, e que fico a aula toda, e aprendo e …. gosto!
O CCL não me paga minimamente a publicidade que lhe vou fazer agora. Se o faço é por respeito e consideração à Ellen, que é boa professora, e boa pessoa, e que é a Holandesa mais Portuguesa que conheço.
Talvez superada pela minha amiga Thessa, mas a Thessa cresceu em Portugal, e a Ellen na Holanda, por isso estão, vá, empatadas.
O Neerlandês (Holandês em termos práticos, mas correctamente denominado Neerlandês) é uma língua intragável, mas que é cada vez mais necessária caso queiram arranjar um emprego na Holanda.
Eu sempre disse que se soubesse o que sei hoje, teria aprendido Holandês antes de ir pra Holanda, mas como foi tudo muito rápido e despreparado, fui sem noção. E os cursos de Holandês na Holanda custam 1000€ por mês. Aqui é 50€. É fazer as contas.
POR ACASO até tive sorte profissionalmente e safei-me em inglês durante bastantes anos, mas ao fim de 7 anos não há desculpa para não saber falar a língua do País de Acolhimento.
O que é certo é que eu costumo ser uma pessoa bastante coerente, e disse aos meus Chefes que se algum dia voltasse pra Portugal a trabalhar pra Holanda, que iria aprender Holandês. E assim foi.
Escolhi o CCL porque era mais perto da minha casa e porque era mais barato que o outro (só encontrei mais um) curso que encontrei, mas hoje recomendo-o porque acho que vale a pena, que efectivamente aprendo (e aprenderei, porque vou fazer o segundo ano), e porque acho que faz uma diferença imensa nas minhas relações profissionais.
E finalmente vou deixar de dizer “ik spreek niet nederlands”.
Pra terminar, o CCL faz cursos de verão intensivos, se puderem façam-nos antes de embarcarem na vossa nova aventura emigrante 🙂
E não digam que não vos ensino nada!
Vai Andorinha, é assim mesmo! Aquilo não é assim tãaao difícil, mas concordo que soa bastante mal (quando digo que o Alemão soa melhor cai-me toda a gente em cima). E isto é opinião de uma pessoa que sabe apenas Baby Dutch, por isso podes ignorar-me, haha.
Já agora… mil euros? Jesus! Eu aprendi primeiro no emprego (uns 200 euros por semestre, se bem que aquilo era obviamente comparticipado) e depois na universidade da terra (olha que não me lembro do preço, mas não chegava seguramente aos 400 semestrais!). Se algum dia voltar a aprender a língua podemos ser conversation buddies 😀 (sim, acabei de inventar a expressão)
Naaaaaaa, nunca encontrei abaixo de 400 mensais. Sei q na universidade há mais barato, mas 400 por semestre, nao me parece….
Eu prefiro que a sejamos conversation buddies em português! 😀
Bjos!
Ok, fui procurar, 310. Se fosse mais de 400 não teria pago, ahah, há limites para a minha vontade de aprender holandês 😉
Bilingues, então? 😀 Podemos falar à vacance!
beijinhos
😀
Olá! Estava à procura de cursos de holandês e vim dar a este blog! Por acaso podem-me dar alguma indicação? xD
Veel succes!
Olá, recomendo o CCL: http://www.ccl.pt/
Ola andorinha, estive à muitos anos na holanda, e enquanto la vivi estudei numa escola Internacional e aprendi a lingua mas ja voltei à uns aninhos e estou enferrujada.. ando à procura do curso para fazer, para reaprender aquilo que esta muito escondido cá dentro. Cá em portugal existem boas ofertas para quem saiba falar holandês. E visto que não posso cá estudar em portugal, pensei em juntar o util ao agradavel, e usar a faca e o queijo que tenho na mão. Uma língua rara em portugal.
Estava exatamente a pensar ir para a ccl porque é a mais perto de minha casa também. Mas queria perguntar lhe, quanto tempo precisou para aprender?
Acho que este tipo de cursos são muito puxados em termos de valores, e são pouquíssimas horas
Um beijinho
E obrigado
Ola por acaso tens o contacto da Helen professora de holandês? Obrigada
Boa tarde ….
Será que alguém pode ajudar me sff
Gostaria de ter aulas de holandês mas estou um porco “perdida ” não sei bem onde me dirigir. Já pesquisei alguns sites mas sinramente fico um pouco a “nora” porque não tem cuase informação nenhuma ( inscrições, local ,mensalidade , etc etc…)