Aulas de Holandês em Portugal/Lisboa

Anteontem apanhei um vírus gastro-intestinal.
Eu tenho um estômago de ferro, apesar das intolerâncias. Mas não resistiu a um restaurante de Sushi all you can eat. Mark my words: NEVER AGAIN.
Bom, adiante. Ontem tinha aula de Holandês no ISCTE das 20 às 22.
Custou-me muito ir. Estava zonza, a minha barriga fazia barulhos estranhos, o meu cérebro estava indisponível para absorver o que fosse, e estava com os azeites à séria.
Mas como era a última aula antes do teste final, fui.
E cheguei a dizer que me ia embora mais cedo e fiquei a aula toda.

E isto só aconteceu porque a professora é cinco estrelas. E já não é a primeira vez que vou pra aula a arrastar os pés, porque vamos lá ser honestos, quem é que no seu perfeito juízo quer aprender Holandês, pra mais depois de já ter regressado?, e que fico a aula toda, e aprendo e …. gosto!

O CCL não me paga minimamente a publicidade que lhe vou fazer agora. Se o faço é por respeito e consideração à Ellen, que é boa professora, e boa pessoa, e que é a Holandesa mais Portuguesa que conheço.
Talvez superada pela minha amiga Thessa, mas a Thessa cresceu em Portugal, e a Ellen na Holanda, por isso estão, vá, empatadas.

O Neerlandês (Holandês em termos práticos, mas correctamente denominado Neerlandês) é uma língua intragável, mas que é cada vez mais necessária caso queiram arranjar um emprego na Holanda.
Eu sempre disse que se soubesse o que sei hoje, teria aprendido Holandês antes de ir pra Holanda, mas como foi tudo muito rápido e despreparado, fui sem noção. E os cursos de Holandês na Holanda custam 1000€ por mês. Aqui é 50€. É fazer as contas.
POR ACASO até tive sorte profissionalmente e safei-me em inglês durante bastantes anos, mas ao fim de 7 anos não há desculpa para não saber falar a língua do País de Acolhimento.
O que é certo é que eu costumo ser uma pessoa bastante coerente, e disse aos meus Chefes que se algum dia voltasse pra Portugal a trabalhar pra Holanda, que iria aprender Holandês. E assim foi.

Escolhi o CCL porque era mais perto da minha casa e porque era mais barato que o outro (só encontrei mais um) curso que encontrei, mas hoje recomendo-o porque acho que vale a pena, que efectivamente aprendo (e aprenderei, porque vou fazer o segundo ano), e porque acho que faz uma diferença imensa nas minhas relações profissionais.

E finalmente vou deixar de dizer “ik spreek niet nederlands”.

Pra terminar, o CCL faz cursos de verão intensivos, se puderem façam-nos antes de embarcarem na vossa nova aventura emigrante 🙂
E não digam que não vos ensino nada!

Hoje, quinta-feira 27 de Fevereiro, A Loja apresenta Barbara Gil Pereira em Amesterdão

Não é uma loja qualquer, é A Loja de Gourmet trazida até Amesterdão.
A Érica, o Tomás, o Jordi e Alexandre que são família, irmão, marido e Pai da Érica, decidiram abrir uma Loja de Delicatessens Portuguesas com um espaco para expôr também arte Portuguesa.

Hoje é a Madeirense Bárbara Gil Pereira. Convidam-vos pra virem até cá a partir das 18 horas de hoje, mas aparecam quando quiserem pra beber uma bica, comer um pastelinho ou uma sandocha.

Não venham cá a contar encontrar o pacote de bolacha maria ou as papas cerelac ou bacalhau seco. Venham cá buscar o azeite do avô, a sardinha em lata que só aparece no bairro alto e na bica nas lojas alternativas de Lisboa.

Ficam umas fotos pra vos lambuzar! Giiiiro!

Há mais na página de Facebook deles: https://www.facebook.com/alojaportugese

  

É preciso falar Holandês?

As pessoas não acreditam em mim quando lhes digo que a Holanda não é o País onde com o inglês apenas se safam.
Cada vez mais é preciso falar Holandês. Há uma proposta para que o subsídio de sobrevivência só seja atribuído aqueles que falam Holandês, ponham-se finos: http://portuguesesnaholanda.blogs.sapo.pt/sem-holandes-sem-subsidio-26787

Já agora divulgo este blog que desconhecia “Portugueses na Holanda” e que tem informação muito útil, como a que se segue:

– A venda de bebidas alcoólicas e de tabaco, incluindo todos os produtos de tabaqueira, passam a proibidas a menores de 18 anos.
– A carta de condução passa a ter de ser renovada aos 75 anos de idade.
– O pedido de carta de condução na Gemeente de De Wijde Meren era de 68 Euros. Na Gemeente de Noord-Beveland era de apenas 25 Euros. A partir de hoje o custo passa a ser igual para todas as Gemeentes: 38.48 Euros.
– Os impostos por litro sobre o diesel sobem 3 cêntimos e para o LPG, 7 cêntimos.
– Também o imposto sobre a maior parte das bebidas alcoólicas sobe 5.75%.
– As consultas de psicologia passam a estar cobertas pelo pacote básico em todos os seguros de saúde. As companhias de seguro apenas poderão impor os psicólogos escolhidos por eles.
– A franquia, o chamado “eigen risico”, nos seguros de saúde sobe ligeiramente para os 360 Euros.
– O subsidio de saúde, o “zorgtoeslag”, desce bastante para a maioria da população. Os novos máximos anuais serão de 865 Euros para solteiros e de 1655 Euros para famílias.
– A idade da reforma sobe um mês, passando a ser de 65 anos e 2 meses. Este é um plano de longa duração e de subidas sucessivas, sendo que o objectivo é que em 2019 a idade da reforma seja de 66 anos e em 2023 de 67. A partir de 2024 a idade da reforma passará a estar em concordância com o Nível de Esperânça de Vida do país.
– Pessoas com um rendimento inferior a 110% do mínimo social poderão pedir, em apenas uma vez, um subsidio à sua gemeente. Os valores serão de 100 Euros para casados/juntos, 70 Euros para solteiros e 90 Euros para idosos que vivam sós.
– As fronteiras abrem para bulgaros e romenos. Deixam de estar assim obrigados ao pedido de visto de trabalho na Holanda e na restante UE.
– A taxa máxima de dedução sobre o juro de hipoteca desce meio ponto. A diferença máxima entre o valor da hipoteca e o valor real da habitação desce 1 ponto, fixando-se assim nos 104%. Medida esta que espera combater a divida privada à banca.
– Pessoas com altos rendimentos poderão ver aumentadas as suas rendas até um máximo de 4% acima do valor da inflação.
– Os valores fiscais e de desconto deixarão de estar indexados à inflação. Em certos casos, o valor de impostos a pagar será maior.

Igualmente interessante e a ter em conta:
– O aumento de 8 Euros no salário mínimo para maiores de 23 anos. Passa assim a ter o valor de 1485.60 Euros mensais/brutos.
– O valor das multas e coimas de tráfego sobe. Passar um vermelho passa a ter uma coima de 230 Euros e a falta de triângulo a assinalar veículo avariado, passa a ter um custo de 140 Euros.
– Carros de empresa que sejam eléctricos passarão a pagar 4% de taxa sobre o seu valor de catálogo.
– Para o sector de habitação com rendas controladas, o máximo cobrado pelo aluguer da habitação sobe para os 699 Euros e o acesso a este mercado passa a ter um máximo de 34.678 Euros anuais. Famílias com um rendimento anual superior a este valor não poderão entrar neste sector.
– Os custos com energia sobem em média 10 Euros por família.
– Os agricultores terão de provar, mediante contrato oficial, a recolha de adubos e dejectos animais das suas propriedades.
– O correio deixará de ser distribuído ás segundas feiras.

Obrigada Alvaro Faustino, excelente trabalho!

Take away de comida Portuguesa na Holanda

Maria’s Place – Portuguese Specialities

A Maria faz todas as especilidades portuguesas.
As mais comuns:
– Bacalhau com Natas,
– À brás,
– À Gomes de Sá,
– Coelho à Caçador,
– Jardineira de Vitela,
– Lebre com Feijoca e Couve Lombarda,
– Ervilhas com Ovos Escalfados
– Pasteis de Bacalhau
– Rissóis
– Empadas da Maria
– Pasteis de Nata

E o que pedirem mais 🙂

 Por encomenda faz tudo o que quiserem, basta mandarem um e-mail ou ligarem.

Maria Pereira

A partir de 50 euros e em Amesterdão as entregas são gratuitas.

Brevemente terá o seu website.
Até la tem apenas a página no Facebook: https://www.facebook.com/marias.placeps

Aos sábados está no Lindenmarkt  das 9:00 as 16:30. Lá podem comprar alem de refeições, compotas, chouriço, temperos, piri piris, uma infinidade de produtos.

A Maria também faz catering e se alguma das vossas empresas estiver interessada em contratá-la pra jantares ou festas, venham de lá esses contactos!

Ortodontista Portuguesa na Holanda

Para quem queira pôr um aparelho nos dentes e ter a certeza que, quando quando lhe apertarem os ferrinhos e gritar, vão compreender o tom e os palavrões  😉
kidding!

Aqui fica o contacto da Inês Linto que chegou à Holanda há pouco tempo mas que é Ortodontista.
Caso não saibam, a ortodontia é uma especialização que é feita pelos Médicos Dentistas, já depois de concluída a sua licenciatura, e que exige um bom currículo e uma média pós-faculdade bem elevada. Ou seja, esta menina analisa as nossas boquinhas e vê não só se precisamos de aparelho nos dentes, mas também se temos problemas de desenvolvimento nos maxilares, por exemplo.

Aqui fica o contacto:

Clínica Orthocenter em Noordwijk:
Noordwijk
Weteringkade 5
2201 SK Noordwijk

Orthokliniek em Nieuw Vennep:

Nieuw-Vennep
Hoofdweg 1175 a
2151 MG Nieuw-Vennep

Devia levar um carolo por cada vez que digo a palavra “fantástico”! Eis a gravação da TSF :)

Já percebi porque é que a minha Mãezinha ficou toda orgulhosa, eu realmente não falei muito mal, pese embora estivesse nervosíssima e tivesse acabado uma frase com um “é bom”.
Também não tenho muuuuuuuuuuuita pronúncia, só um bocadinho… e devia efectivamente levar um carolo por cada vez que digo a palavra “fantástico”.
Eu sei que não sôo nervosa, mas confesso que estava uma pilha porque como eu falo muito (mesmo muito), tinha medo que me cortassem o tempo de antena do pé pra mão e eu ficasse ali com coisas por dizer, e isso é que não pode ser! ;)) Então disse muita coisa e lá pro fim sou um bocadinho menos coerente…..
Já agora, re-intero e de um modo mais coerente e menos atabalhoado: quem quiser contribuir para ajudar outras pessoas que estejam cá ou que estejam a vir pra cá, pode e deve fazer o seu próprio blog e dar continuidade a esta carolice de ajudar os outros.

Muito obrigada à minha amiga Márcia que deu o meu contacto à TSF e às pessoas da TSF, especialmente ao Mário Fernando, à Bárbara Baldaia, ao Luís Borges e ao João Alexandre, pela simpatia e por uma tarde bem passada. Só foi pena o Benfica não ter ganho. Mas foi das coisas mais giras que fiz em muito tempo, muito obrigada!
Já agora, e antes que a Joaninha me dê mais nas orelhas, um derby é um jogo entre dois clubes da mesma cidade, não é entre países diferentes ou clubes de países diferentes, sorry!!! Eu não sou gaja do futebol pá! Nunca mais repito a bacorada, I promise!

A entrevista é longa, mas no início, depois de eu falar, há praí uns 10 minutos que foram dados a uma antiga relíquia do Benfica. Podem passar à frente, que eu continuo a debitar informação até ao fim, ehehe

Beijinhos!!!

Aqui está a gravação disponível : 

Psicóloga Portuguesa em Bruxelas

Caros amigos e leitores, mais uma adenda pra lista dos Portugueses na Holanda, se bem que esta moça vive e dá consultas em Bruxelas.
Não é fácil encontrar Psicólogos Portugueses na Holanda ou sequer no Benelux, por isso cá ficam os dados da Inês que é Psicóloga Clínica e que está (finalmente) autorizada a exercer a sua profissão nestas terras. Ou seja, está homologada e pode ser recomendada pelo vosso médico de família ao Seguro de Saúde.

Inês Sales – Psicóloga Clínica | Adolescentes e Adultos.
@ European Medical Center: Square Ambiorix 40, 1000 Brussels | +32 (0) 228 013 42 
@Bodytosoul: Rue Le Titien 7, 1000 Brussels | +32 (0) 471 25 19 79 


email: ines.sales@psychologyalacarte.com 


Página/website: www.psychologyalcarte.com 

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Psychology-a-la-carte/515425435176317


Se tiverem mais contactos de Psicólogos na Holanda ou Benelux, homologados por favor, façam o favor de deixar o contacto que eu publico.

Maria João Mendes canta Jazz na Holanda

Sabiam que temos uma cantora de Jazz Portuguesa entre nós?
Chama-se Maria João Mendes e participa em muitos concertos a que vamos, mesmo sem sabermos, há ali um pedacinho de Portugal a aquecer-nos a alma.

Se a quiserem seguir fica aqui a página dela: http://maria-mendes.com/

Tem um álbum chamado Along the Road. Tenho a certeza que vão adorar. Fica aqui um cheirinho.

Vão vê-la, vão ver que vão ter uma óptima surpresa. E nunca como agora “O que é Nacional é bom” tem de ser o mote.

Portugueses na Holanda tem página própria

A Luna explicou-me que o blogspot agora permite criar uma página dentro do blog e eu criei uma página única pros Portugueses na Holanda. Fica mesmo aqui no topo, junto ao Andorinha.

Espero assim facilitar a listagem e o acesso.

Vou postar também uma lista de médicos e advogados que me mandaram de um outro site.

Espero que aproveitem a oportunidade, é tão bom poder falar Português 🙂

Boa sorte!

Preciso da vossa ajuda. Portugueses na Holanda.

Eu gosto imenso de ajudar e acredito piamente que o bem que fazemos aos outros o recebemos em triplo.
No outro dia perguntaram-me se eu conhecia um Dentista Português em Amesterdão. Umas semanas antes tinham-me perguntado por um Pediatra. Também conheço pessoas na Bélgica e na Holanda que são psicólogas clínicas formadas e que gostavam de exercer a sua profissão na língua lusa e sei de muito boa gente a quem um terapeuta da fala lhe dava imenso jeito. E há ainda quem seja advogado (a) e queira exercer em Português. Ou até um contabilista, um mecânico, uma empregada da limpeza ou um pintor ou um trolha. Um jornalista, um realizador de cinema, uma actriz.
Este blog não é um portal da comunidade Portuguesa, mas eu sei que há umas boas 200 pessoas que leem este blog e que vivem na Holanda (eu também vejo as estatísticas, que é que pensam?), das quais eu conheço à vontade umas 50 e que têm estas perguntas tal como eu tenho e era mesmo muito bom se a malta fizesse umas trocas de contactos e de dicas.

E é essa a minha proposta, dum modo informal, sem nada de oficial, sem me terem que pagar um chavelho, sem fazer disto um centro de ajuda a expatriados (existem muito boas associações e sites como o MIGRADA.NL: https://migrada.nl/display/migradapt/Home com experiência e conhecimentos que vos podem ajudar e explicar como é que uma psicóloga consegue exercer legalmente na Holanda – equivalências do curso, essas coisas, e a própria Embaixada pode-vos orientar, liguem pra lá), na maior das boas vontades, mandem-me os nomes e os contactos das pessoas que conhecem e que estão registadas cá na Holanda ou na Bélgica e que pensam que seria porreiro que outros Portugueses conhecessem pela via profissional.

Isto não é o linkedin, nem a página de classificados do Pingo Doce, ah. Por isso nada de se esticarem e me mandarem os nomes do amigo que está desempregado e à procura dum buraco.
Eu quero nomes e contactos de gente profissional, que está a trabalhar, registada, a pagar impostos e que passa factura, sim? Não publico preços, aviso já, por isso escusam de me mandar valores.

Por exemplo, e eu dou o mote: o Marco Quintino chegou há uns 5 anos à Holanda e montou a sua própria empresa que faz espectáculos de circo e dá workshops de Clown e faz isto em sete línguas, e obviamente em Português. Querem fazer uma festa na empresa ou em casa pros miúdos e precisam de animação?
Acabaste de chegar, és artista (Ana Lu, tu por exemplo!) e queres trabalhar nos shows do Marco e contactá-lo, como é que podes sonhar que o moço existe se não for o acaso de ele espirrar em Português num espectáculo? Não podes! Ele diz que é Português no início, mas imagina que não viste o início, “prontes”! Como é que sabias? Num sabias! Mas agora sabes. E agora podes entrar em contacto com ele. Era muito giro poder ver uma colaboração vossa!

Ora cá está:

Kat in de Zak Producties

Circus-Variété

Marco Quintino
0031621477072

info@katindezakproduties.nl
www.katindezakproducties.nl

Tenho mais uns nomes aqui numa lista e vou publicá-los com a etiqueta: Portugueses na Holanda na página anexa deste blog: http://andorinhaquevoa.blogspot.com/p/portugueses-na-holanda.html

Eu vou repetir, porque nunca é demais: não me mandem nomes ou contactos de pessoas que não passem recibo, que não vivam na Holanda, isto não é um site de emprego.

Já agora, e por último: eu não conheço o Marco de lado nenhum, falei com ele hoje ao telefone pra lhe dizer que ia por aqui o cartão dele e porque uma pessoa que faz este tipo de trabalho é gajo pra vir fazer umas missões ao estilo da Todos a Marar
E eu estou farta de resmungar que tenho saudades de fazer Candeia, que quero voltar a fazer coisas como as da Marar, e está na hora de parar de grunhir porque não falo Holandês e de fazer as coisas realmente acontecer . Por isso vou dar cordinha aos sapatos e tentar juntar um grupo de pessoas giras pra uma causa comum.
Mas isso fica pra outro post muito mais tarde, lá pra Julho.

Entretanto, é favor usarem o email cá do estaminé pra me mandarem contactos porreiros e bons para: sofiaandorinhaquevoa@gmail.com

Vão ser publicados todos aos poucos e podem ser recolhidos na etiqueta Portugueses na Holanda.

Obrigada e bom dia!