Rádio Marginal

A minha rádio favorita de há uns bons 8 anos pra cá é a Marginal.

Sonho acordada com o meu rádio em alto e bom som enquanto percorro a Marginal de Lisboa e olho pro mar, com os carros a apitarem-me a avisar que tou quase dentro de água ou a malhar da falésia abaixo.

Imagino-me sentada no Noobai a ver o Tejo, ou no Miradouro da Graça a beber uma imperial.

Se fizer mesmo muita força consigo cheirar o rio e ouvir os meus amigos, sentir o sabor do bolo de chocolate ou do cheese cake ao mesmo tempo que os sinto alojarem-se nas ancas.

Ou sentada no À Margem, ou no Teatro Taborda.
Ou um fim de tarde no Imagens ao pé do Castelo de S. Jorge.

Gosto. Gosto muito, gosto tanto.
Tenho tantas saudades, sonho tanto com todos estes sítios e o coração bomba mais forte, e a alegria entra-me na alma e no corpo e só me apetece teletransportar-me pro solinho de fim de tarde. E telefonar à Mafalda e à Tininha e irmos jantar as 3 ao Pateo de Alfama e comer umas sardinhas assadas ao som dum fado castiço posto em CD pra turistas.

A minha antiga colega de casa e adorada Mana emprestada, a minha Mafaldinha, tem uma colecção de CDs invejável. Não tem um único CD que digamos: cliché, básico, normal, não gosto.
É tudo boa música. Desde clássica a jazz, a bossa-nova, rock, enfim, só tem música com qualidade superior. Nem eu sei bem como ela faz, acho que pura e simplesmente tem bom gosto.

Quando me mostrou a dita colecção ensinou-me a amar Lisboa, a aproveitar cada recanto, a conhecer os meus bares e restaurantes favoritos, a saber ser e estar em Lisboa.

Não gosto de Tecno, transe, acid, etc. Não gosto, nem vou gostar.

Mas gosto de Jazz, gosto de blues, gosto de bossa nova.
Por favor, se alguém me souber dizer onde posso cheirar um pouco deste ar aqui na Holanda, eu ficar-lhe-ei eternamente grata, quase tão grata como à Mafalda.
(E dizerem Bimhuis não vale).

Preciso de gostar de recantos na Holanda, em Amsterdão, em Den Haag. Preciso de encontrar o café de fim de tarde, a música que me entra na alma, que me faz sentir bem. Contem-me, digam-me, por favor, ensinem-me a amar cá estar.

11 comments:

  1. Bem, eu não vou pronunciar-me… Não sou defenitivamente a pessoa indicada. Odeio a mania de irem para o bar depois do job, detesto aquele cheiro de cerveja entranhada às 6 da tarde. Ainda o que se safa é passear a pé, pelos canais, antes de os turistas acordarem, na praia ou no Amsterdam Bos. Mas isto é tudo caminhadas, de resto ainda não consegui descobrir nada que me encante…

  2. O minha Andorinha, quando é que cheja a tua Primavera?;)
    Eu sou uma apaixonada pela Holanda… gosto de cá viver e já encontrei os meus recantos… os teus tens de ser tu a identificar-te com eles! já foste ao CLINGENDAEL? é um parque perto do edificio do ANWB en Den Haag. Tens um jardim japonês de cortar a respiracão. Den Haag tem tanto para oferecer, faz-me lembrar o meu Porto. Agora que o tempo comeca a melhorar, tens as esplanadas na Het Plein e no groot markt.Um dia destes pego no carro e levo-te a almocar a casa dos meus sogros, mesmo no centro de Den Haag, depois disso vais adorar Holandeses com meias e sandálias nos pés!;)))

  3. Ora era mesmo dessas dicas que eu precisava! Ainda não fui, mas vou ver sim senhora.
    Podes-me dar mais dicas! Eu sei alguns restaurantes e sítios de que gosto em Den Haag, mas ainda são tão pouquinhos 🙁
    Quanto a adorar Holandeses de meias e sandálias, não sei 😀 Mas eu gosto muito dos meus Colegas Holandeses e cheira-me, mas só me cheira, que eles em férias são gajos pro pé de gesso e sandaloca 😀

  4. tens tb em Scheveningen o Crazy Pianos, um bar para saidas à noite! sempre que aí vou divirto-me imenso. Passam "discos pedidos" mas com música ao vivo… os hits dos anos 80 são um sucesso. depois tens outros sitios fora de Den Haag que tb são mt engracados. Haarlem, Bloemendaal, giethoorn, montfoort. Sitios pitorescos para andares de bicicleta e curtires um pouco da natureza holandesa. a Holanda consegue ser mt bonita nesta altura do ano, mas não te esquecas de tomar um Zirtec!!!

  5. Ainda no sábado estive a "brunchear" no noobai, estava um dia espectacular, não sou saudosista mas são momentos que guardo com carinho (Nunca se sabe se não irei para algum cú do mundo a seguir…).

    Pelo menos aí tens mar, o que no meu livro, não é mesmo nada mau…

  6. Bolas…eu tb ando assim!! essa Lisboa que nao se encontra em mais lado algum. Fizeste-me sentir em casa, em Lisboa…o noobai,à margem, a graça, o tejo ao fim do dia com uma imperial na mão,com gargalhas e sorrisos de amigos…tudo isso é Lisboa, e esses lugares são tão meus também!
    E a Marginal tb é a minha rádio favorita!
    E agora também quero muitoooooooo ir a Lisboa….

  7. Além das dicas da luasol que vou seguir, o que fiz foi marcar uma viagem a Paris no dia 30 de Abril com a minha pseudo-mana Mafalda. Pelo menos sempre tenho uma parte: os amigos!
    Ahh….Lisboa! Que saudades! 🙂

Deixar uma resposta