Friday Link Pack – week 20 – Foram muitas coisas boas

IMG_0689

Tenho que partilhar estas coisas todas, porque são boas demais pra deixar por aí….

 

Ah e pra acabar, fui promovida e estou super contente porque gosto mesmo deste desafio, mas ando a mil e não tenho tempo pra muito, mas eu vou continuar a tentar!

Friday Link Pack – week 17 – Hoje é segunda e é feriado para toda a Tugolândia menos pra mim!

A semana passada foi impossível escrever, estive numa maratona telefónica durante 8 horas na quarta, 6 horas na quinta, e 4 horas na sexta.

Além de ter que estar atenta, fiquei com a cabeça a andar à roda, e não consegui escrever uma linha!

A minha dieta está completa, e o IBS já está controlado porque já sei quais é que são os alimentos que me fazem inchar como um balão em dia de São João, e os pulhas são: todo e qualquer produto lácteo (queijos e iogurtes incluídos, e nem os de cabra se salvam), vinho branco, e todos os produtos que sejam muito processados como delícias do mar, salsichas, knoor, molhos pré-comprados (maionese, mostarda, ketchup). Depois há os pulhinhas, aqueles que não posso comer em demasia, mas posso comer, nomeadamente: glúten, cerveja inclusive, e só posso comer em doses pequeninas.

Perdi 3 kilos, aprendi a comer, e estou aqui uma “pinxeza”!! O meu treinador de Pilates reparou assim que lá cheguei que eu tinha perdido peso, e disse-me que este treino foi o melhor que já fiz até hoje!

Estou muito contente, portanto!

Amanhã vou pra San Francisco, e o Visto que normalmente é algo simples, foi uma absoluta tourada por eu já ter ido ao Irão! Mas isso eu deixo pra outro post, vou explicar em detalhe o que fazer. O que interessa é que tenho o Visto B2, e amanhã embarco! Os meus pequenotes já estão na companhia do Pai deles e do meu, e a minha casa está … deserta, vazia, um tédio…. já não sei viver sem eles.

Vou a San Francisco e a Yosemite, e vou estar com a minha querida amiga Nídia, e vou com a Anocas, e já não nos juntamos as três há uns bons 6 anos pelo menos, por isso vai ser espectacular, mesmo que esteja nevoeiro e não se veja a Golden Gate Bridge! 😀

Aceitam-se sugestões!

Então bora lá aos links:

  • A minha Shaina é uma das caras da Campanha oficial dos Jogos Olímpicos do Brasil 2016, estou mega orgulhosa! Vejam o vídeo do post!
  • Esta senhora decidiu imitar as fotos das modelos, mas na vida real, e o resultado é hilariante!
  • Gosto muito de design, e as máquinas 3D vieram trazer uma espécie de sopro (não é um lufada apenas) ao que se consegue fazer, tornando realidade muitos sonhos. Vejam este.
  • A partir do minuto 2, caiam lá de costas com esta performance improvisada no metro!
  • A partir de 9 de Abril, não perder a exposição de fotografia do grande Steve McCurry na Barbado Gallery!
  • Lá está Lisboa na berlinda da BBC! Venham de lá os Ingleses mas é pra viver em Portugal criando postos de trabalho, que de turistas já temos o Algarve à cunha, sim?
  • Vocês sabiam que fizeram o Sex and the City na versão Africana e que está a ter imenso êxito? Vejam aqui.
  • Não fazia pálida ideia de que o Yemen era tão lindo. Vejam estas fotos, valem imenso a pena. Que pena que o País esteja em guerra e esteja tudo a ser destruído 🙁
  • Através duma amiga que adora pintura, descobri esta página de Facebook que é um delírio, e se chama The Museum Without Walls/Le Musée Imaginaire. Vão espreitar que vale mesmo a pena.
  • Este fim-de-semana fui almoçar ao Museu do Teatro e adorei! Tem uns jardins e um espaço magnífico, e come-se bastante bem. Recomendo!

E por hoje é tudo! Aproveitem muito a semana, e o feriado, que eu vou fazer o mesmo!!

Friday Link Pack – week 14 – adivinhem lá quem é que não quer ir à Holanda, quem é?

Screen Shot 2016-03-29 at 16.52.30

Mas antes de ir até aos Países Baixos cortar os pulsos com o frio que vou rapar, deixo-vos os links das coisas giras que vi por aí, algumas delas (poucas) úteis! 😉

  • As ilustrações do Chaz Hutton, que me fizeram sorrir por várias vezes dado o alto “nibéle” de identificação que a minha pessoa teve com elas.
  • Este vídeo da Jennifer Lopez em carpool com o James Corden, é DE-LI-CI-O-SO!! Must watch! Eles a cantar são altamente, mas a cena da mensagem pro Leonardo DiCaprio está excelente.
  • Este vídeo de latinos e espanhóis a tentarem falar Português é muito cómico, gostei especialmente da moça que dizia: já sei, tenho que ficar muit’a lenta no final, tipo a arrastar-me! Portuguese words Spanish Speakers can’t pronounce.
  • Num tom mais sério, o Filipe Pathé Duarte fala imensas vezes na televisão, e fala BEM. Não é histérico, não é alarmista, é sincero, sabe o que está a dizer, estudou, investigou, e eu gosto muito de o ouvir. Infelizmente Portugal é Al Andaluz, ou seja, um dos povos que há dez séculos atrás correu com os mouros. E como as pessoas que fazem parte do DAESH são extremamente desinformadas e estúpidas, lembraram-se que, já que não têm nada a apontar a este País pacífico, que nós poderíamos ser um alvo porque há DEZ séculos, a sério, vou repetir, DEZ séculos atrás, corremos com o povo que tinha invadido terras de outros, e que agora querem vingança. A minha proposta pra esta malta, era uma lobotomia, correndo o risco de não lhes encontrar um cérebro. Enfim….O Pathé tem razão.
  • A minha dieta pro IBS vai de vento em popa porque já não tenho fome! Isto porque a introdução de comidinha boa já começou há uns dias valentes, e ando mais consoladinha, embora um bocado mais pobre porque a comida sem glúten e sem lactose é um ROUBO. Por outro lado, já perdi 2 quilinhos, bem fixe, e tenho andado muito bem disposta do intestino. Já descobri que não posso comer: nada que tenha lactose, nem iogurtes nem queijos, nadinha. Coisas super processadas como delícias do mar (eu sei, é um nojo, mas eu gostava daquilo). O vinho branco, pra meu enorme desgosto, também é pra esquecer, snif, snif, e vou começar agora a experimentar as leguminosas, e a seguir passo pro glúten e estou pronta pra passar a comer normalmente, ou quase! A Filipa Gomes fez esta receita de gnochis de abóbora que está na minha listinha… e tenho aprendido umas receitas porreiras para acompanhamentos saudáveis, como couve roxa salteada com pêra, ou maça (buéréré nice, juro!), ou cogumelos no forno recheados com manteiga de alho, nhamiiii!
  • Ontem foi a última sessão da Oficina de Clown, e foi tão giro ver como mudei em 3 meses, e como re-aprendi a partilhar com sinceridade o que me vai na alma.  E voltei a ser mais autêntica, e eu tinha muitas saudades de mim. Também tenho aprendido a pedir ajuda, o que para alguém que se acha a gaja mais independente do mundo e arredores parecia uma tarefa titânica, mas que com a ajuda do Ricardo e do Rodrigo se tornou em algo lógico, e imprescindível. Pedir ajuda significa confiar nos outros, entender que há muita gente disposta a dar-nos a mão, se nós deixarmos. E isso ajuda imenso a reduzir a ansiedade quando se fala em mudanças, seja de País, seja de emprego, seja de estado civil. Saber que não estamos sozinhos é das sensações mais quentes que há no coração. Aprender a confiar nos outros é meio caminho andado para muitas noites de sono descansado e muitas gargalhadas partilhadas.  Esta foi a minha maior descoberta (houve outras) e é a minha actual missão. Obrigada ainda às 7 pessoas que comigo partilharam 3 meses de palco e constrangimento, alegrias e muitas gargalhadas. E um obrigada especial à Yoggi e à Jenni por estarem sempre por perto a apoiar-me e por terem aceite o meu desafio e por me fazerem sentir todos os dias que eu, jamais, estarei sozinha! Um beijinho pra todos e até já!

Bem, e por aqui me fico! Este fim-de-semana vou festejar os 40 anos dum amigo pros lados de Leiria city, e no domingo enfiar-me num avião pra aterrar no tal sítio onde o sol não brilha, pelo menos todos os dias…. ai ai, vai passar num instantinho!

Beijinhos e abraços pra todos!

Sofia

Friday Link Pack – week 12 – Tenho fome

IMG_0023Esta semana que decorre comecei a fazer um regime alimentar (não é uma dieta) por causa do irritable bowel syndrome que me assola os intestinos e me faz parecer intolerante a tudo e mais um par de patins.

Não posso comer nada que tenha: gluten, lactose, sulfitos, legumes verdes, fruta (tem muita fibra, só posso comer uma peça por dia), chocolate, and so on and so on, como dizia o outro.

Muita salada, muita coisa grelhada, muitas refeições e pouca comida de cada vez, e muito, mas muito chá.

Eu adoooooro comer, eu adoooooro cozinhar, esta espécie de desintoxicação a que me tenho que submeter nesta primeira semana, para depois ir gradualmente acrescentando alimentos até acertar com os “maldosos”, está-me a custar.

Não ando a fazer isto sozinha, obviamente! Estou a ser acompanhada pela Ana Ni Ribeiro, que é nutricionista e que fez algo adaptado só a mim, e por um terapeuta porque este tipo de “doença” é resultante de níveis elevados de ansiedade, e por isso só faz sentido se resolvido no corpo e na mente, é a verdadeira definição de mente sã em corpo são. Mesmo.

Antes de chegar aqui a este ponto, fui a um médico de medicina interna que me mandou fazer uma endoscopia que saiu digna de capa de revista de tão limpinha; fui a um endocrinologista que me mandou fazer exames ao sangue e que me disse que estava porreira; fui a uma alergologista que me mandou fazer exames para detectar se eu era alérgica a alguma coisa e que me disse: alérgica mesmo, a menina só é à Holanda! 😀 Vá ver um nutricionista, porque realmente tem a ver com o que come mas alérgica não é a nada.

Pronto, e agora que está tudo encaminhado, comecei este processo, que eu espero bem que não seja muito longo, porque embora a Ni me diga que não, eu-tenho-fome!

Bem, os links desta semana são poucos, mas de boa vontade!

  • A Inditex (Zara, Berska e afins) inventou um sistema que a minha vertente de geek achou fabuloso, que permite seguir a roupa desde que é fabricada até ao ponto de venda, e fiquei fascinada a ver este vídeo.
  • Estas imagens antigas de Portugal são mesmo mesmo extraordinárias, a minha favorita é a do moliceiro com o bébé e a dos Mosteiros dos Jerónimos todos destruídos, porque mostra o trabalho de recuperação extraordinário que foi feito e que eu nem imaginava!
  • Este livro é a voz duma criança de um ano e deixou-me curiosa.
  • Este texto do Rodrigo, e eu juro que ele não paga pro divulgar, mas que eu leio religiosamente todas as semanas e que me deixou a matutar com a frase: “Então, quando chego a casa, dispo a máscara e exponho aquilo que não quero que ninguém veja. A minha falta de paciência, o meu cansaço, a minha tristeza, a minha inveja, a minha sensação de fraude, o meu medo. Tudo aquilo que é a minha sombra e que eu não mostro ao outro, não vá ele rejeitar-me. É a minha família que tem de aturar a minha sombra.” – Isto é o que eu sinto com os amigos que considero família e principalmente com a malta que fez Candeia comigo, porque somos todos tão diferentes, com alguns deles a minha identificação é próxima de zero, porque é então que quando vejo aqueles que fizeram campo comigo, ou passamos um fim de semana juntos isolados do mundo, há um abraço à urso e a sensação de cumplicidade e intimidade que tenho com poucas pessoas? Porque com eles despi a máscara.
  • Pra acabar, este vídeo que mostra o que nos resta no nosso corpo que os animais ainda têm por motivos úteis, muito giro mesmo!

 

E pronto, hoje fico-me por aqui, esperando que tenham um fim-de-semana excelente apesar da chuva chata, e que eu possa passar a comer, por exemplo, sei lá, na loucura… um bitoque!!!

Ai, tenho fome!

Friday Link Pack – week 11 – Ah, solinho!!!

 

Este fim-de-semana vai estar um tempo glorioso!
Abençoado País à beira-mar plantado, vou-me aproveitar de ti, literalmente, comer-te, beber-te, passear-te e tudo e tudo e tudo!

Em 2013 estava eu a insultar a neve em Março e em 2016 estou a abençoar este solinho maravilhoso que me aquece a alma! Anos que eu viva, jamais vou superar o trauma!

  • Este link é a pensar na minha amiga Patrícia, que é Algarvia e adora ouvir chover, e passa o verão a reclamar dias de chuva. Pra ti minha querida, eis o link em que “podes afogar as saudades”…sozinha! 😀  Já sabes que eu comi chuva pra vida inteira na Holanda, e não é que não goste de ouvir chover, mas daí a pedir chuva no verão: nunca mais!
  • Adorei estas fotos inéditas no Observador, são 47 imagens ligadas à nossa história em que as pessoas aparecem… normais!
  • A minha amiga Leena mandou-me um link que tenho que partilhar: 40 sites onde podem aprender alguma coisa nova todos os dias. Tem ideias bem giras, e seguramente vou aproveitar alguns deles, assim que tiver tempo 😉
  • Este vídeo sobre a evolução da cidade de Amesterdão desde 1500 até aos dias de hoje é pura e simplesmente espectacular. E ainda nós achamos que Portugal é que é “antigo”! Isto explica muita coisa sobre as casas tortas que vêem na cidade.

E hoje fico-me por aqui.

Hoje recebo um grupo de amigos queridos cá em casa, e amanhã vou andar a fazer recados e planear a minha viagem a San Francisco (já só falta mês e meio!), e Domingo sei lá, logo se vê!!

Cá beijinho!

Bom fim-de-semana!

Friday Link Pack – week 9 – Quase congelei!

Vulcoes Guatemala

Esta ida à Holanda foi um mega stress. Acabei de vos escrever o post a dizer que ia, e recebi um dos telefonemas mais temidos: o do mecânico!

Menina Sofia, o seu carro precisa de mais uma bomba hidráulica para a embraiagem, e só está disponível na próxima quinta, porque a peça teve que ser encomendada.

Sim, sim, então e quanto é que isso vai ficar? Ah e tal, a caixa de embraiagens nem é cara, mas o IVA está a 23% e…

Sim, e? Valor final?

Pois, são 950 euros, mais coisa menos coisa, mil euros.

(silêncio)

Está bem?

Sim sim, estou a pensar que o meu prémio anual foi esse e que vai inteirinho pro carro…. mas pronto, antes isso que não ter dinheiro pra pagar o arranjo, seja.  Mas espere lá…. como é que eu vou pra Braga sem carro?!

Pronto, e depois foi um alto stress, até eu ter posto a desgraceira em versao piada no FB e o meu irmão me ter oferecido o carro da minha cunhada.

A parte boa foi a quantidade de malta que se ofereceu pra me tomar conta dos cães, gandas malucos amorosos! Isto dá muito trabalho malta! Mas valeu!! É bom saber que se estiver mesmo mesmo à rasca, que tenho com quem os deixar. De coração: obrigada!

A segunda parte melhor ainda, foi o facto de duas amigas minhas se terem oferecido pra me ir LEVAR e BUSCAR na semana seguinte, a Braga. Aí é que fiquei sem palavras, porque a viagem são 150 euros ida e volta, ou seja, seriam 300 euros e 16 horas de carro!

Os 300 euros pagava eu que não deixava as meninas fazerem tal coisa, mas 16 horas de carro?! Vocês têm noção da estucha que é ir e vir de Lisboa a Braga no mesmo dia?

Meus anjos da guarda, mil obrigadas!!!

Bom, posto isto tudo, acabei por fazer o trajecto normal, e congelar até aos ossos na Holanda, e apanhar uma molha histórica na quarta-feira, que me deixou com uns azeites que upa upa! Enquanto não me vi na minha cama com os meus artolas, não descansei e as trombas mantiveram-se.

Nunca mais vivo naquele País, podem ter a certeza absoluta!

Boooooom, mas vocês vieram pro Friday Link Pack, e aqui está ele:

E com isto me despeço desejando-vos um excelente fim-de-semana!

Friday Link Pack – week 8 – Mais uma moeda, mais uma voltinha…

2014-01-04 17.41.12

Este fim-de-semana vou pra Amesterdão, ou seja, é mais um domingo perdido no aeroporto. E lá vão eles pra casa dos “Avós” e do Pai 🙂

Agradeço à TAP que não se atrase como de costume, que é pra ver se eu aterro a horas decentes naquela terra, sim?

Sábado vou por a conversa com as amigas em dia, e vou viajar pra Braga ao som do The Moth podcast, uma companhia genial pra 4 horas de condução.

Esta semana não me parou o relógio assim com muita coisa que encontrei por aí, mas gostei muito:

Depois destas fotos todas e deste livro, repitam comigo: tenho tanta sorte por ter nascido Português!

Bom fim de semana meus amores, passem uns dias porreiros, apesar do mau tempo… vou congelar tanto em Amesterdão… ai ai….

Friday Link Pack – week 7 – Um fim-de-semana fresquinho

12015174_10153065027211820_8527741529477979003_o

Eu juro pela minha saúde que esta semana estive para calçar umas luvas. O frio de Lisboa sempre me pareceu ridículo depois de ter levado com -14 pela tromba na Holanda, e no ano passado mal vesti um sobretudo.

Mas este Domingo que passou dei comigo de cachecol e kispo, e nem queria acreditar! Estou novamente e completamente aclimatizada a Lisboa!  Mas não me dei por vencida e concluí: sim Sofia, mas pelo menos já não pareces um boneco Michelin, pelo menos consegues ter menos duas camadas de roupa! Oh yeah! Nem tudo está perdido! 😀

  • Já saíram os vencedores do World Press Photo. Preparem-se pro murro no estômago mais válido do ano.
  • A conclusão a que cheguei: não há nada mais rijo que as pontes Romanas, e Bracara Augusta continua a usar as pontes que são mais velhas que a Sé de Braga!
  • Este texto sobre homens que dão erros ortográficos e perdem o charme na hora, é hilariante!
  • Dizer que me identifico com este artigo, é pouco. Somos efectivamente a geração de mulheres que foi criada para ser tudo o que um homem não quer. O que eu pensei quando li isto, foi no abismo entre nós filhas, e aquelas que são “noras” como dizem no texto, e como esse abismo se nota em conversas que tenho com várias amigas. Vale mesmo a pena lerem.
  • As expressões nortenhas não são as do Porto. São as do Porto, e as do Minho e as de Trás-os-Montes, e são todas diferentes. E há coisas que eu digo que mais ninguém entende…a não ser que sejam Minhotos. Agora quero ver quantas acertam!

Não sei o que vão fazer este fim-de-semana, mas eu vou jantar fora na sexta, e no sábado de manhã vou visitar o Palácio de Queluz porque nunca lá entrei! Depois tenho aulas de Holandês, e tenho ideia de ter qualquer coisa marcada pra sábado à noite, mas juro que não me lembro o que é… aiaiaiai, quem é que eu vou deixar plantado, oh valha-me Deus!

Domingo planeei um jantar diferente: vou juntar 6 pessoas que não se conhecem entre si, inclusivamente há uma moça que eu não conheço e vamos experimentar um restaurante ao pé de minha casa que acabou de abrir, só porque sim, só porque queremos conhecer pessoas novas e que temos a certeza que serão espectaculares! Portanto o meu fim-de-semana acaba com uma reunião de alegres desconhecidas com planos pra ser amigas. Não é uma ideia fantástica? Eu depois digo como é que correu!

Friday Link Pack – week 6 – Foi Carnaval e eu não levei a mal

FullSizeRender
Eu sei que muitos estiveram de férias esta semana. Eu cá buli que foi por ser pra mim, que na Holanda não há tolerância de ponto, nem feriado. E embora pareça, não me estou a queixar, até porque honestamente não suporto o Carnaval. Mas gostava de não ter trabalhado 😉

Isto vem de miúda, tem tudo a ver com competitividade. Eu não sou competitiva, de todo. Mas já a minha Mãe… como tínhamos a sorte de conhecer a Dona Camilinha, que tinha umas mãos de fada e que era capaz de fazer qualquer fato que nos passasse pela cabeça, a imaginação da minha Mãe e do meu irmão eram o limite! Um ano foi de Alf (fato completo igualzinho ao da série, juro), outro de Vitinho, outro de Anão, e eu fui de Baiana (com direito a uma cesta cheia de frutas artificiais na cabeça), de Dama das Camélias (e o meu irmão de Barão), de Indira Ghandi, de Holandesa (juro que ainda hoje é coisa que me arrepia!), eh pa, escolham o personagem, tudo o que desse na televisão, valia.

E depois íamos pros concursos, sendo os mais básicos os do Colégio onde andamos, e e todo e qualquer sítio onde pudéssemos representar o Cabeleireiro Alexandres, há uma foto com os meus primos, estandarte e tudo!

E aquilo era uma coisa que me aborrecia solenemente, porque a parte da brincadeira não existia, eu tinha era de estar quieta e arranjada pra ganhar o concurso! Era todo esse o ponto da coisa. E eu que odeio competir, que nem correr em maratonas, corro. Que saí do Judo porque não gostava dos campeonatos, odeio o Carnaval até aos dias de hoje.

Pra mais tinha sempre de usar roupas grossas por baixo dos fatos porque se não morria de calor, e depois chovia sempre e a água entrava-me pros sapatos, e no ano que fui de Indira Ghandi,  tinha de pedir ajuda cada vez que queria ir à casa de banho porque aquilo era eu, uma badocha, enrolada numa cortina e requeria que alguém me voltasse a enrolar uma vez feito o serviço.

Resumindo, não me lembro da última vez que me fantasiei do que fosse!

Aliás, lembro sim senhora! Foi no Carnaval de Dusseldorf em 2009, fui de morango e detestei igualmente, mas essa história fica pra outro dia e bora lá mas’é ao Friday Link Pack:

  • Eu gosto muito de fotografia de rostos, e vi estas imagens  (as das miúdas de olhos claros são supreendentes) e achei… o meu amigo Diego faz melhor que isto! Que acham?
  • A contra-informação sobre a polémica dos Refugiados mostra-nos que é possível ser-se generoso.
  • Já viram este documentário (são 5 minutos, vale a pena) sobre as mudanças na Barbie? Eu nunca quis ter as mamas dela, nem nunca a achei realista, mas sempre a achei bonita e cheirosa. Também nunca achei que fosse um modelo para mim, e não sei se hoje tivesse 10 anos, se queria uma boneca que fosse igual ou parecida comigo… enfim, opiniões.
  • Esta conferência do Ted Talk explica como usar o mindfulness para deixar de fumar. Não sei se resulta, mas que faz sentido, faz.
  • Já que falei em mindfulness, esta aplicação é espectacular e tenho-a usado praticamente todos os dias, recomendo (free of charge) a Headspace. As primeiras dez sessões são grátis, experimentem e depois digam-me que tal.

Este fim-de-semana tenho cá amigos e vou jantar com eles e pra compensar no Domingo vou almoçar a casa dos meus primos. Sábado à tarde vou à Roda dos Livros, e pelo meio tenho uma aula de Holandês em que estou a ler o livro Alles Van Elkaar… aiaiaiaia, o meu orgulho dá cabo de mim! Fijn weekend allemal!

Friday Link Pack – week 5

Se não se emocionarem a ver este vídeo, são uma batata podre!

Depois de quase duas semanas de ausência total, com o meu sincero pedido de desculpas, volta o Friday Link Pack, com coisas que eu vi por aí e de que gostei. Em vez de partilhar avulso no Facebook, partilho convosco aqui para garantir que não há só likes sem sequer abrirem o ficheiro 😉

Este fim-de-semana não tenho planos, acho que vou tentar aproveitar o solinho que conseguir, e mental note: pelas alminhas Sofia Andorinha, tens de escrever o resto do diário do Irão!

Então vamos lá a coisas giras: