Resultados: confirma-se, intolerante ao gluten e ao leite de vaca

Sugestões:

Os alimentos a observar deverão ser ingeridos 1xsem e nunca 2 intolerâncias no mesmo dia; 

Os alimentos a Reduzir deverão ser ingeridos somente 1-2x mês e os alimentos a Evitar deverão ser eliminados pelo menos entre 1-3 meses.
A publicidade à Clínica Laser de Belém é gratuita, mas se a Clínica der com isto e me quiser oferecer os próximos testes daqui a 4 ou 6 meses, está à vontade!
Consequências de eu não reduzir o consumo destes productos todos:
1 – passo a ser a rainha “do trono” da minha casa
2 – os meus amigos vão todos pensar que eu estou grávida de tão enjoada que ando
3 – os amigos que sobrarem, não é? Porque os meus níveis de irritabilidade e cansaço sobem astronomicamente sempre que consumo os items acima mencionados
4 – continuo a ter a minha Mãezinha a dizer-me coisas simpáticas como: estás mais gorda, não te ponhas fina não, que acabas como eu! Quando eu estou é efectivamente inchada como um peixe-balão.
Bem, quem quiser saber mais sobre as intolerâncias ao glúten (que não é a mesma coisa que ser celíaca, pelo amor de Deus! Só 5% da população MUNDIAL é celíaca.), pode ler o que existe online e depois fazer o mesmo teste que eu fiz, custa 100€, e não se baseia em cenas holísticas como nas ervanárias. Também há sempre a hipótese de fazerem os testes em laboratório ainda mais completos, à dieta mediterrânea, custam 300 pastéis, mas são muito mais exactos que estes.
Eu cá fico-me por este, que me parece fidedigno o suficiente para me dar umas luzes sobre as coisas sobre que posso ou não posso abusar.
Comecei por comprar quinoa para substituir a aveia de manhã, e não é que gostei? Não correu mal, vá.
De resto não pretendo ser extremista, mas vou arrumar com o pão, as tostas, os bolos, os chocolates e as massas durante 3 meses.
Por muito que me custe, vou ter de arrumar também com a cerveja (e começou agora a época da caracolada, snif, snif) e limitar o consumo de vinho, mas o que me vai custar mesmo muito, é ter de reduzir muito significativamente o gengibre.
Enfim, nada que não se resolva. Pelo caminho ainda perco uns kilos e fico mais jeitosa, oh well, why not?

O meu novo vício é a cozinha da Filipa Gomes

Tem em mim o mesmo efeito que o Bem-vindos a Beirais, deixa-me bem disposta, de bem com a vida.
A Filipa Gomes é o novo cromo de colecção da televisão Portuguesa, faz “O Prato do Dia” no canal 24Kitchen, e é uma fofinha, “rockabilly”, uma simpatia, e faz umas receitas fabulosas e super fáceis de replicar em casa.
Fiquei mega fã desta menina, e se a primeira vez que se vê o programa se estranha, à segunda entranha-se e já não se quer outra coisa. É que no início fica-se na dúvida se ela é actriz ou se é mesmo assim. É mesmo mesmo assim, não é falsidade, é originalidade.
O programa já foi de outros, mas coitadinhos, mesmo que sejam bons, a partir de agora é só dela. A moça é tão única que ocupa o programa inteiro, fê-lo seu. Tomou-lhe a propriedade, e só passa a ser doutro quando a Filipa tiver um programa só dela.

E eu este fim de semana fiz estas receitas todas depois de ter ido ao mercado biológico do Campo Pequeno no sábado. Inspirei-me, e deu nisto:

Quem vê a torta, até pensa que eu sei mesmo mesmo cozinhar, ficou linda:
http://www.24kitchen.pt/series/prato-do-dia-2/receita/torta-de-espinafres

Sim, eu gosto de favas, e esta salada fria também é bem boa:
http://www.24kitchen.pt/series/prato-do-dia-2/receita/salada-fria-de-favas-e-entremeada

Esta receita de sopa quase me fez chorar de alegria, é a p… da loucura, a sério, experimentem: http://www.24kitchen.pt/series/prato-do-dia-2/receita/sopa-de-cenoura-mel-e-gengibre

Comprei umas ervilhas tão boas no mercado biológico, que tinha que fazer o puré de ervilhas desta receita, mas os pseudo-hamburgers de salmão são fenomenais, e acho que vou deixar de fazer puré de batata…: http://www.24kitchen.pt/series/prato-do-dia-2/receita/hamburger-de-salmao-com-pure-de-ervilhas-e-hortela 

E pra acabar, fiz este caldo verde, e jurei que nunca mais faço caldo verde doutra maneira: http://www.24kitchen.pt/series/prato-do-dia-2/receita/caldo-verde

Pronto, e não digam que vão daqui e que não vos ensino nada. Filipa Gomes RULEZ!

Pop-up restaurant Repéré em Amesterdão

É díficil explicar-vos o QUANTO gostei deste restaurante.

– Pra início de conversa o menu são 30 euros, o que para Amesterdão pode ser considerado barato.
– Em segundo lugar, e só um estrangeiro que cá viva é que consegue avaliar bem a dimensão do que eu vou dizer: nós sentamo-nos para jantar às dez da noite, ou seja, a cozinha do restaurante esteve aberta até à meia-noite seguramente. Desafio-vos a procurar um restaurante com cozinha aberta até à meia-noite em Amesterdão ou na Holanda inteira!
– Fomos servidos com uma eficiência que nunca vi na Holanda, não foi preciso abanar os bracinhos à procura do empregado de mesa nem uma única vez. Veio tudo a tempo, esperaram até que voltassemos do break de esfumaçantes e a comida foi servida ao mesmo tempo e estava quente! wooow, this doesn’t happen in Amsterdam!
– Era noite de Carnaval, não havia ninguém na rua, mas em frente ao Repéré estava uma série de gente que me fez lembrar uma noite de Bairro Alto, tendo em conta que não estava propriamente calor, julgo que é fácil entender o meu espanto.
– Por último, nunca comi tão bem nesta cidade, desde o pato na entrada, até ao porco que parecia saído dum programa de televisão do Bourdain, até à sobremesa que foi servida em camadas e que estava soberba.

O restaurante é lindo, a comida fantástica, o ambiente extraordinário e é preciso reservar com umas semanas de antecedência. E aviso desde já, este restaurante é Pop-up, logo vai cessar a sua existência dentro de um ou dois meses.

Fica na Prinsengracht 422 em Amesterdão.
Têm aqui a página do Facebook: https://www.facebook.com/repereamsterdam

E aqui umas fotos dos pratos:

Duck – soberbo!p

Herring – pra quem gosta de peixe fumado, uma verdadeira delícia.

O espaço

A sobremesa de chocolate

O porco que estava dos Deuses.

O bacalhau fresco cuja dona do talher gabou imenso.

O parto vegetariano com feta que estava delicioso.

Vou ficar uma vaca

Mas apetece-me imenso comer bolos, deve ser do tempo….
Ontem fiz um de chocolate pra oferecer. E como a oferta foi feita aos “bizinhos” que estão doentes, não estando eu propriamente muito fina, pelo contrário, decidi que o melhor era fazer um pra mim.
Como não posso comer leite condensado como o bolo de ontem, fiz um de iogurte, maçã, canela, e mandei-lhe com umas colheres de cacau lá pra dentro e ficou assim uma espécie de bolo de chocolate e maçã.

Como está bem bom, e não me quero esquecer da receita, faço este post pra poder cá voltar mais tarde:

Receita do Bolo de iogurte com maçã e chocolate:

Ingredientes:

  • 1 copo de iogurte natural
  • 3 ovos
  • 2 copos ( mesma medida do iogurte) de açúcar
  • 2 copos ( mesma medida do iogurte) de farinha de trigo
  • 1 copo (mesma medida do iogurte) de óleo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 4 maçãs
  • 1 colher de chá de canela em pó 

 Preparação

  1. Bata no liquidificador, o iogurte, os ovos e o açúcar
  2. Depois acrescente a farinha de trigo, o óleo, a canela em pó e o fermento, corte as maças em fatias
  3. Em uma forma untada com manteiga e polvilhada com açúcar coloque a massa e distribua as maçãs, enfiando uma a uma na massa
  4. Coloque em forno previamente aquecido, 180º graus por 40 minutos ou até que saia o palito seco

 Isto está em zuca porque tirei daqui: http://www.tudogostoso.com.br/receita/3452-bolo-de-maca-e-iogurte.html

 
A única coisa que eu fiz foi adicionar o cacau (umas 3 colheres de sopa).
 
Bem bom! Também está bonito, depois ponho a foto que agora está na hora de ir ver o Sunset Boulevard

B-R-U-T-A-L – Best cake EVER!!!

O meu Pai gosta muito de fazer surpresas personalizadas em livros, bolos, ramos, nunca nada é ao acaso. Quando eu fiz 18 anos ele mandou fazer um bolo em forma de osso, em bege, e mandou escrever:

18 anos duros de roer!

Há 19 anos que não tinha um bolo personalizado (embora na sexta a Cris e o Ed me tenham feito um mufim com uma vela só pra me poderem cantar os Parabéns, fofureza de gente) e depois de ver os do Zé e do Carlos, também quis!!!
Então encomendei um bolo à Alexandra e à Íris, e elas fizeram estes bolos pra mim e pro Ivo, absolutamente fabulosos e geniais. Os mil detalhes do bolo são fora de série, até a matrícula do carro diz NL-37-PT, porque o bolo também celebra o meu regresso a Portugal. Não fazia ideia do que é que elas iam fazer e por isso, quando o bolo chegou lá a casa, em formato duma “Pão de forma”, o carro que sempre sonhei ter, ia-me dando uma síncope de alegria. AMEI, ADOREI, BEST CAKE EVER!!!

Foram 37 anos muito bem celebrados, eram mais de 50 pessoas lá em casa a cantar comigo, e a magia que este bolo deu à cena foi única.

Obrigada Xana e obrigada Íris pelo arroz de pato (que voou a tamanha velocidade que nem sequer o provei!), you girls are rock & roll!! Love you!!

Quem quiser ter o mesmo privilégio, é encomendar um bolo personalizado à Xana e à Íris, tenho a certeza que elas vão adorar fazer-vos uma surpresa destas.

(manmrelvas@gmail.com e irismmoraes@gmail.com).

Leituras indispensáveis

********************

A Rititi escreve o que eu (e ela, com certeza) sentimos:

“E mesmo sabendo que Portugal não pode gostar de mim agora, que nunca seria o amante generoso que mereço, eu sei que um dia regressarei e acordarei com a luz de Lisboa na minha janela.”

********************

  A partir de agora é obrigatório começarmos-lhe (quem vive nos Países Baixos e Nórdicos) a dar forte e feio na vitamina D senão começamos a entrar em parafuso e a bater com a cabeça contra as paredes em plena depressão de inverno. Vejam aqui o que é, quais os efeitos secundários da falta e do excesso de vitamina D. Usem, mas não abusem:

“Vitamin D toxicity can cause non-specific symptoms such as anorexia, weight loss, polyuria, and heart arrhythmias. More seriously, it can also raise blood levels of calcium which leads to vascular and tissue calcification, with subsequent damage to the heart, blood vessels, and kidneys.”

********************

Vejam o vídeo do candidato Manuel Almeida à Câmara Municipal de Gaia e acompanhem com os podcasts do Homem que mordeu o cão feitos pelo Nuno Markl. Se não se rirem é porque estão claramente deprimidos. Eu não costumo fazer pouco das pessoas ou explorar as faltas dos outros, mas este Senhor é tão sincero e tão tipicamente Tuga (no sentimento do “todos me abandonaram, mas eu estou confiante na vitória, embora não faça ideia do que é que aqui estou a fazer, tenho convicções que quero explorar e que tenho a certeza que serão partilhadas por todos, que mais não seja porque eu conheço todas as realidades”), este vídeo é um espelho tão grande do que eu denomino por “treinador de bancada”, que eu tinha que o publicar para mais tarde recordar.

 ********************

Tenho que fazer esta quiche da Joana Roque, mas com natas de soja e leite sem lactose, “oh despois” eu conto comé que correu: Tarte de Presunto, Cebola e Azeitonas .

********************

“Start small and make it good” – a história do Sugru, um material tipo plasticina com silicone que dá para consertarmos qualquer coisa em casa, contada na primeira pessoa pela criadora: http://vimeo.com/72040407

********************

O preconceito que muita gente (eu diria o Tuga) tem para com as pessoas solteiras, escrito pela margarida. Quando tinha a idade dela ainda me revoltava exactoquanto. Hoje em dia limito-me a encolher os ombros e riscar do meu caderninho quem faz este tipo de juízo que deixa doida, e com razão, a margarida.

“A mais recente. Então e esse rapaz é casado? É que se é quer dizer que já acalmou um bocado.

Há o Espanhol, há o Inglês e há o Spanglish que resulta do facto destas almas Espanholas serem incapazes de dizer os “Vs” e de “toda la vida” só usarem 5 sons para vogais “a,e,i,o,u”.
Apesar de achar que este discurso é uma palermice como defesa dos Jogos Olímpicos, não resisti a rir-me da triste figura dos argumentos desta Senhora em Spanglish!
********************

Last, but NO THE LEAST, o leilão de livros para a princesa Tarita promovido pela Patrícia e para o qual rogo a participação de todos quantos gostam de ler. Eu ofereci alguns livros e há desde Gabriel Garcia Marquez, às irmãs Bronté, espreitem aqui, é só seguir os links que a Patrícia deu. Dão para uma boa causa e ainda compram livros a bom preço em vez de serem assaltados na FNAC.

Pois é, depois de um período de enorme generosidade em que juntámos 230 livros chegou a altura de transformar esta generosidade numa ajuda real para a Catarina, uma menina com síndrome de Rett.
Para além de ajudar a Catarina esta é uma forma de comprar livros a um preço baixo.
Nas próximas duas semanas os livros da lista que está na página aí ao lado (LIVROS PARA A CATARINA) vão estar à venda. Quem quiser comprar algum só tem que fazer a sua oferta na caixa de comentários, através do número e/ou nome do livro. No final destas duas semanas os livros que não forem vendidos diretamente serão leiloados.

Podem também fazer as vossas ofertas na página de Facebook AJUDAR COM LIVROS

Uma vez mais um muito OBRIGADA a todos os que têm ajudado a Princesa Tarita.

********************